Recrutamento & Seleção- Céu ou Inferno?

Recrutamento & Seleção- Céu ou Inferno?

Processos de Pessoas para Pessoas

Depende!

Recrutamento e seleção é o nome dado ao subsistema de RH que tem a função de atrair e escolher as pessoas mais indicadas para trabalhar em uma determinada vaga de uma organização.

Se seu recrutamento a ser realizado for feito com base em um bom planejamento de vagas, alinhamento do perfil das vagas junto aos gestores requisitantes, entendimento daquela função  dentro da organização e sua importância para o departamento, área, nos processos da organização, seu trabalho com recrutamento, terá boas chances de ser bem aproveitado.

Assim como a seleção, ou seja, se você aplica e desenvolve com acuidade todas suas etapas como uma triagem inicial dos currículos recebidos, testes e dinâmicas adequadas e a realização de proposta adequada ao perfil da vaga e do candidato, o trabalho tende também ser eficaz.

Mas então vamos discorrer mais um pouco sobre todo estes processos, Recrutamento & Seleção, que na opinião da Duplo Foco, podem fazer toda a diferença não só para redução de custos como dispensa de funcionários, rotatividade, assim como melhor e maior comprometimento e engajamento, aliado a missão e o propósito da organização contratante.

Recrutamento

O recrutamento é o conjunto de informações, de procedimentos e de técnicas utilizados para atrair candidatos potencialmente qualificados para ocupar as vagas existentes em uma organização. A finalidade do recrutamento é trazer o máximo de profissionais possíveis, dentro das especificações necessárias.

É importante ressaltar também que existem canais de captação, dicas, indicações para os processos de recrutamento diferentes, pois os canais utilizados para a contratação para vagas de Estoquista e/ou Operador de empilhadeira em Centros de Distribuição onde há um grande ‘tur-nover’ devido as características das atividades de logística,  são diferentes para a vaga de Gerente Supply Chain ou Gerente de logística, dependendo das políticas e metas das organizações!!!

A seleção de pessoal, em sua essência,  é a etapa na qual o profissional será escolhido para o preenchimento da vaga. Desde o início do recrutamento até o final da seleção, existem inúmeras ações e atividades que visam eliminar os candidatos que não se enquadram no perfil desejado e classificar aqueles com maior potencial.

Os critérios para fazer uma boa seleção são muito variáveis, conforme as características do cargo em questão. No processo de recrutamento e seleção — como um todo — são utilizadas diferentes ferramentas e táticas que tornam os resultados mais assertivos, como veremos em seguida.

Quais são os benefícios de um processo bem estruturado de recrutamento e seleção?

Quando as empresas realizam com disciplina e processos bem estruturados de R&S, colhem benefícios importantes tanto no curto quanto no médio e longo prazos.

 Entre eles, podemos citar:

  • Redução de Custos com rotatividade de pessoal.

Exemplo- o diretor resolve dispensar funcionários com frequência e sem planejamento de dispensas, ou de uma vez só dentro daquele mês, na emoção e no ímpeto.

Possíveis causas- funcionários desmotivados, não engajados e/ou não adequados de perfil x função entre outros!

Consequências- Grande impacto financeiro no capital de giro da empresa!

  • Fortalecimento da estratégia do negócio

A contratação de pessoas precisa estar alinhada com as diretrizes traçadas no planejamento estratégico da empresa. Isso envolve questões como seus grandes objetivos traçados, habilidades, competências e capacidades técnicas das equipes que são formadas.

Um processo de recrutamento e seleção bem estruturado é capaz de encontrar os profissionais certos para os desafios alinhados que a organização se propôs a atingir.

  • Fortalecimento da cultura organizacional

Quando falamos em Cultura Organizacional, estamos falando da sinergia entre pessoas que estão em busca de empresas que compartilham dos mesmo valores que elas. Características como salário e área de atuação estão deixando de ser os principais pontos de decisão e a cultura organizacional tem ganhado um peso cada vez maior. Tudo isso tem início com a seleção, que precisa ser mais criteriosa e adotar metodologias específicas para comunicar e aliar o “CHA” (Competências, Habilidades e Atitudes) dos candidatos ao “DNA” da empresa.

Como fazer?

Quem são os profissionais envolvidos nesse trabalho?

As atividades de recrutamento e seleção é amplo e envolve diferentes tipos de profissionais. Vamos destacar os principais, que aparecem na maioria dos processos de qualquer empresa.

  • Recrutador

O recrutador é o profissional responsável pela atração dos talentos do mercado para a organização. Para isso, ele deve utilizar de diferentes ferramentas e canais de comunicação, tais como as redes sociais, banco de currículos, parceria com faculdades entre outros.

  • Headhunter

O headhunter é um recrutador mais específico. Em tradução literal, o termo significa “caçador de cabeças”. Na prática, ele é especializado em encontrar pessoas para o preenchimento de vagas mais estratégicas. Elas podem ser de lideranças mais altas ou mesmo de técnicos mais especializados.

  • Parceiro de Negócio

O Parceiro de Negócio, a sua função no processo de recrutamento e seleção é garantir que as necessidades da empresa serão atendidas no que diz respeito à parte estratégica. Ele deve ser um profundo conhecedor do negócio e estar bem próximo ao corpo gestor, que decide os rumos da organização.

Sua função e objetivo

É ele quem vai ajudar na definição dos cargos mais relevantes, dos pontos essenciais de cada vaga, das características que os candidatos devem preencher, além de como desenvolver as equipes para o atingimento das metas corporativas.

A Duplo Foco em casos recentes, pôde contribuir efetivamente no apoio e a operação de preenchimento de vagas para ações de grandes Centos de Distribuição. Veja mais em Cases.

Uma contratação mal feita afeta a rotina de trabalho, as relações interpessoais e até mesmo as estratégias de mercado da empresa. Por outro lado, seguindo boas práticas e utilizando as ferramentas adequadas, o processo se torna um importante aliado do negócio. Mas quais seriam essas práticas e ferramentas e como aplicá-las? É o que você pode contar com os serviços de recrutamento e seleção da Duplo Foco. Consulte-nos!

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GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

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