Os três processos-chave da Execução (parte 2)

Os três processos-chave da Execução (parte 2)

Além de ter um pessoal com tarefas bem divididas e que saibam executa-las, é também necessário que se tenha um bom processo de estratégia e de operações.
Um bom planejamento estratégico deve ser aquele no qual os líderes podem se basear para atingir os objetivos propostos e isso se dá através de constante avaliação de como seus elementos estão sendo realizados. Pessoal capacitado, elementos bem definidos, estratégia corporativa, formalização da estratégia adotada. Tudo isso é fundamental para que aquilo que foi definido seja de fácil execução.
Uma vez os pontos anteriormente expostos bem definidos, temos finalmente o processo da operação, que é como tudo isso será executado. É a operação que indica o caminho para que o planejamento seja seguido à risca; é ele quem liga tudo e dá forma àquilo que foi idealizado. Empresas que seguem corretamente o caminho da execução possuem um processo operacional consistente e que liga estratégia e pessoas a resultados. Planejamento sem resultados não é nada. Assim, cabe ao líder no plano operacional assumir a responsabilidade pela supervisão da transição daquilo que se foi planejado para a prática, estabelecendo objetivos, liderando revisões, ensinando as pessoas a executar e interligando processos.
O líder tem mais uma vez papel fundamental em estabelecer as metas, planos de ação e desenvolver o plano estratégico levando em conta tudo aquilo que faz parte da empresa: sua missão, valores, mercado, clientes e pessoal. Deve portanto estar atento a tudo isso como que em uma engrenagem: se um ponto falhar, os demais também saem prejudicados.

Compartilhe isso:

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

Precisa de ajuda?
Olá.
Podemos te ajudar fornecendo informações sobre algum serviço?