Uma vez conhecidas as perspectivas do BSC
É chegado o momento de colocar isso em prática nas chamadas etapas de modelagem.
São quatro etapas, divididas em: montagem do programa, inter-relacionamento dos objetivos estratégicos, elaboração e escolha de indicadores e finalmente a elaboração do plano de implementação, as quais explicaremos a seguir.
Primeiramente é necessário fazer com que todos entendam o futuro do negócio e quais os caminhos que ele deve seguir para atingir o fim pretendido. É a arquitetura do programa de medição, etapa em que deve ser promovida tanto a compreensão quanto uma análise crítica dos direcionadores da empresa, bem como é o momento em que as diretrizes estratégicas devem ser revistas, analisando o quanto são ou não coerentes com o que se planeja para o futuro da empresa.
Objetivos x Indicadores
Uma vez os objetivos compreendidos e revistos, é chegado o momento de se alocar os objetivos estratégicos em todas as quatro dimensões do BSC, fazendo com que se inter-relacionem para que façam sentido e trabalhem juntas. É importante nessa etapa que não fiquem lacunas que possam atrapalhar essas relações, sendo que, caso surjam devem ser suprimidas ou preenchidas com novas análises e discussões pertinentes a fazer com que a organização funcione corretamente.
Isso feito, vem a terceira etapa, que diz respeito à escolha e elaboração dos indicadores; ou seja: a identificação de cada um dos indicadores de maneira que melhor passem o significado e sentido da estratégia elaborada.
Isso feito, chegamos à ultima etapa, que é a elaboração do plano de implementação.
É aí que são definidas as metas, planos de ação e responsáveis por cada uma delas, com o intuito de implementar aquilo que foi planejado de maneira coerente e que funcione.