Etapas de modelagem do Balanced Scorecard – BSC

Etapas de modelagem do Balanced Scorecard – BSC

Uma vez conhecidas as perspectivas do BSC, é chegado o momento de colocar isso em prática nas chamadas etapas de modelagem. São quatro etapas, divididas em: montagem do programa, inter-relacionamento dos objetivos estratégicos, elaboração e escolha de indicadores e finalmente a elaboração do plano de implementação, as quais explicaremos a seguir.
Primeiramente é necessário fazer com que todos entendam o futuro do negócio e quais os caminhos que ele deve seguir para atingir o fim pretendido. É a arquitetura do programa de medição, etapa em que deve ser promovida tanto a compreensão quanto uma análise crítica dos direcionadores da empresa, bem como é o momento em que as diretrizes estratégicas devem ser revistas, analisando o quanto são ou não coerentes com o que se planeja para o futuro da empresa.
Uma vez os objetivos compreendidos e revistos, é chegado o momento de se alocar os objetivos estratégicos em todas as quatro dimensões do BSC, fazendo com que se inter-relacionem para que façam sentido e trabalhem juntas. É importante nessa etapa que não fiquem lacunas que possam atrapalhar essas relações, sendo que, caso surjam devem ser suprimidas ou preenchidas com novas análises e discussões pertinentes a fazer com que a organização funcione corretamente. Isso feito, vem a terceira etapa, que diz respeito à escolha e elaboração dos indicadores; ou seja: a identificação de cada um dos indicadores de maneira que melhor passem o significado e sentido da estratégia elaborada.
Isso feito, chegamos à ultima etapa, que é a elaboração do plano de implementação. É aí que são definidas as metas, planos de ação e responsáveis por cada uma delas, com o intuito de implementar aquilo que foi planejado de maneira coerente e que funcione.

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GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

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