Papel do Consultor Empresarial

Papel do Consultor Empresarial

Já vimos a necessidade de uma boa consultoria em uma empresa, especialmente nas MPEs, para que possam melhor acompanhar o mercado e as mudanças pela qual sempre passa. Entretanto, tão fundamental quanto entender essa necessidade, é saber qual o papel do consultor em todo esse processo.
O consultor empresarial é quem irá agir na empresa trazendo as mudanças necessárias à empresa que assumiu ao contratá-lo a responsabilidade de auxiliar seus executivos no processo de decisões.
Assim, é necessário que o consultor seja um profissional íntegro, que tenha uma boa visão de mundo e amplo conhecimento do mundo dos negócios para que possa melhor orientar a empresa cliente.
Muito embora seja o consultor empresarial quem faz toda a análise da empresa e encontra as melhores alternativas a serem adotadas, é importante ressaltar que seu papel é de tão simplesmente apontar os pontos a serem melhorados e quais são as mudanças e/ou programas de implementação.
Não cabe ao consultor o poder de produzir essas mudanças, vez que o controle sobre as ações tomadas dentro da empresa cabe ao gerente ou proprietário: o consultor não possui controle direto sobre a empresa; apenas estuda a empresa e apresenta alternativas; sem decidir sobre elas ou sua implantação.
O consultor empresarial deve ser visto como um conselheiro da empresa. É alguém de fora, e como qualquer pessoa que não está no comando do empreendimento, não é dono ou gerente para colocar regras.
Ele estuda, analisa, sugere e acompanha. É a pessoa hábil a entender o panorama específico e geral da companhia e aconselha-la por tempo determinado

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: