Formação de Preços

Uma formação de preços feita da maneira correta leva a empresa ao desenvolvimento e gera lucros.

A formação de preços, também conhecida como precificação de produtos, é um fator decisivo para a empresa.

Uma formação de preços feita da maneira correta leva a empresa ao desenvolvimento e gera lucros, já uma precificação realizada de maneira incorreta pode dar prejuízos a empresa, podendo até mesmo levá-la a falência.

A formação de preços oferecida pela Duplo Foco é a combinação de dois produtos: consultoria e ferramenta para execução.

A consultoria é um estudo realizado pela Duplo Foco que analisa a política de preços adotada pela empresa, levando em consideração diversos fatores, como por exemplo, se o preço de um produto está de acordo com seu custo e também o ambiente competitivo, para verificar se os preços adotados não estão díspares dos concorrentes.

A ferramenta utilizada pela Duplo Foco é desenvolvida de acordo necessidade do cliente, levando em consideração os dados levantados durante a consultoria. Isto facilita o trabalho da empresa ao determinar os preços de seus produtos. Esta ferramenta fica com o cliente e, após sua implantação, automatiza o cálculo dos preços, facilitando a rotina da empresa.

Em geral o produto final é composto por várias planilhas, totalmente indexadas, que se ajustam a cada alteração realizada, tornando a atualização dos preços algo simples. A ferramenta também pode ser utilizada para orçar novos produtos e encomendas.

As planilhas são dividas separando detalhadamente cada item que altera o preço final do produto. Geralmente são formadas por custos de insumos (matéria prima e mão-de-obra própria e terceirizada), custos de produção, custo final e custos variáveis.

A soma destes itens forma a planilha de precificação, que possibilita ao cliente alterar a margem de contribuição, impostos, comissões e descontos, para então gerar a tabela de preço comercial.

A formação de preços é recomendada a todas as empresas que necessitam calcular os preços de venda de seus produto ou serviços, principalmente aquelas empresas que tem dificuldade em fazer a precificação, dando segurança e agilidade neste quesito.

A rotina para implantação da formação de preço varia conforme as especificidades de cada cliente. Em geral as etapas para aplicação são:

  • >> REUNIÃO INICIAL COM O CLIENTE;

  • >> COLETA DE DADOS POR MEIO DE PLANILHAS CUSTOMIZADAS;

  • >> ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO: PONTOS FRACOS E FORTES;

  • >> ACOMPANHAMENTO DA COLETA DE DADOS PELA EMPRESA;

  • >> CRIAÇÃO DA PLANILHA DE SIMULAÇÃO;

  • >> REUNIÕES DE SIMULAÇÃO;

  • >> REUNIÃO FINAL DE ENTREGA.

O prazo médio de execução é de 30 dias, podendo variar assim como o investimento conforme o porte, características e localização da empresa.

Veja conteúdos sobre isso

Veja como as nossas soluções podem te ajudar

Quais os passos necessários para executar uma Formação de Preços?

Análise de histórico de Vendas/Estoque, Prazo Médio de Compra, Prazo Médio de Venda e Prazo médio de recebimento.

Em quanto tempo fica pronto a Formação de Preços?

A Formação de Preços fica pronta entre 45 a 90 dias.

Para quem serve a Formação de Preços?

Para empresas que tem que cobrir todos os custos do projeto, impostos, comissões, etc. e, ainda, ajudar a pagar as despesas fixas da empresa e ajudar a sobrar dinheiro para investimentos e lucro! Tudo isso dentro de sua capacidade produtiva!! E claro também não esquecendo dos reflexos no Marketing.

Contrate de acordo com as suas necessidades

Consulte nossos pacotes para cada serviço

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA