A formação de preços, também conhecida como precificação de produtos, é um fator decisivo para a empresa.
Uma formação de preços feita da maneira correta leva a empresa ao desenvolvimento e gera lucros, já uma precificação realizada de maneira incorreta pode dar prejuízos a empresa, podendo até mesmo levá-la a falência.
A formação de preços oferecida pela Duplo Foco é a combinação de dois produtos: consultoria e ferramenta para execução.
A consultoria é um estudo realizado pela Duplo Foco que analisa a política de preços adotada pela empresa, levando em consideração diversos fatores, como por exemplo, se o preço de um produto está de acordo com seu custo e também o ambiente competitivo, para verificar se os preços adotados não estão díspares dos concorrentes.
A ferramenta utilizada pela Duplo Foco é desenvolvida de acordo necessidade do cliente, levando em consideração os dados levantados durante a consultoria. Isto facilita o trabalho da empresa ao determinar os preços de seus produtos. Esta ferramenta fica com o cliente e, após sua implantação, automatiza o cálculo dos preços, facilitando a rotina da empresa.
Em geral o produto final é composto por várias planilhas, totalmente indexadas, que se ajustam a cada alteração realizada, tornando a atualização dos preços algo simples. A ferramenta também pode ser utilizada para orçar novos produtos e encomendas.
As planilhas são dividas separando detalhadamente cada item que altera o preço final do produto. Geralmente são formadas por custos de insumos (matéria prima e mão-de-obra própria e terceirizada), custos de produção, custo final e custos variáveis.
A soma destes itens forma a planilha de precificação, que possibilita ao cliente alterar a margem de contribuição, impostos, comissões e descontos, para então gerar a tabela de preço comercial.
A formação de preços é recomendada a todas as empresas que necessitam calcular os preços de venda de seus produto ou serviços, principalmente aquelas empresas que tem dificuldade em fazer a precificação, dando segurança e agilidade neste quesito.
A rotina para implantação da formação de preço varia conforme as especificidades de cada cliente. Em geral as etapas para aplicação são:
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>> REUNIÃO INICIAL COM O CLIENTE;
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>> COLETA DE DADOS POR MEIO DE PLANILHAS CUSTOMIZADAS;
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>> ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO: PONTOS FRACOS E FORTES;
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>> ACOMPANHAMENTO DA COLETA DE DADOS PELA EMPRESA;
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>> CRIAÇÃO DA PLANILHA DE SIMULAÇÃO;
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>> REUNIÕES DE SIMULAÇÃO;
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>> REUNIÃO FINAL DE ENTREGA.
O prazo médio de execução é de 30 dias, podendo variar assim como o investimento conforme o porte, características e localização da empresa.