Pricing – Abordagem estratégica – Parte 6

Pricing – Abordagem estratégica – Parte 6

Os 8 mandamentos do pricing estratégico
Compreendido como se faz a estratégia de pricing e comunicamos o preço e valor do produto de maneira correta e que atinja o público, é importante lembrar alguns pontos importantes que ajudam a se destacar no mercado. Em meio a diversos produtos importados da China e Índia, vendidos a preços muito baixos, aliado aos baixos níveis que se encontra a economia brasileira, é importante se estabelecer uma estratégia vencedora, inteligente e sustentável. Assim, temos os 8 mandamentos do pricing estratégico:
Tenha uma estratégia de preços: é essencial ter os preços definidos em uma estratégia prática nem que seja no sentido de fechar um pacote de preços baixos e um de preços premium e então definir os preços dos produtos alinhados com esse esquema. É importante também colocar nessa estratégia planos de ação e objetivos de preços por região, linhas de produto, cliente chave e canal de vendas.
Segmente seu mercado: criar segmentos e diferenciar as ofertas para cada um deles é uma boa estratégia que permite alcançar mais clientes e conseguir mais lucros explorando os nichos corretamente.
Crie uma política de preços justa e transparente: os clientes devem perceber o porque seus produtos tem aquele preço. Agir com transparência é essencial para estabelecer essa relação de confiança e ajuda ainda a influenciar preços de positiva perante o mercado e a concorrência, evitando guerra de preços.
Evite guerras de preço: reagir com inteligência frente a movimentos de quedas de preço da concorrência oferecendo planos de fidelidade, descontos por quantidade e bonificações é mais interessante que entrar numa guerra de preços que pode trazer valores impraticáveis de serem sustentados.
Prepare sua força de vendas para vender valor: depois de tanto empenho para criar uma política e estratégia de preços, não dá para colocar tudo isso a perder por falta de controle sobre os vendedores e os preços por eles praticados. Assim, é preciso ter mecanismos de controle de preços e recompensas por lucratividade e volume de vendas para sua equipe comercial. Treinamentos devem ser utilizados para auxiliar nessa missão e não entrar em guerras de preços como dissemos anteriormente.
Utilize táticas de preços: além do plano estratégico, devem haver planos de ação que suportem estretégias específicas para determinados períodos como a entrada de um novo concorrente.
Comunique seus clientes com antecedência: caso vá fazer alguma mudança de preços, comunique seus clientes imediatamente sobre esses planos. Isso traz confiança da parte deles e ajuda a construir um relacionamento e crescimento sustentável do negócio a longo prazo.
Monitore e controle seus preços proativamente: isso pode ser feito com o auxílio de sistemas de gestão, hábeis a municiar sua empresa com informações relevantes que permitem que se gerencie de maneira proativa o como a estratégia de preços será implementada no mercado, permitindo ainda eventuais correções de desvios no plano.
Seguindo essas dicas será muito mais fácil de se implementar e seguir uma estratégia eficiente de pricing.

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: