Perspectiva do aprendizado e crescimento no Balanced Scorecard – BSC

Perspectiva do aprendizado e crescimento no Balanced Scorecard – BSC

A perspectiva do aprendizado e crescimento no Balanced Scorecard (BSC) se refere à capacidade que a empresa tem para manter seu capital intelectual com elevado grau de motivação, satisfação interna e produtividade.

Em resumo, é oferecer a infraestrutura necessária para a realização dos objetivos idealizados nas demais perspectivas: dos Clientes, dos Processos Internos e Financeira. Trata-se da habilidade de inovar e melhorar a capacidade da empresa, agregando valor, tanto interno quanto externo.

Nessa perspectiva o foco é a melhoria da capacidade dos funcionários, dos sistemas de informação, de alinhamento de informações, da motivação e a busca pela descentralização dos poderes (empowerment). Mais gestores aptos a tomadas de decisões de maneira racional, alcançando os objetivos pretendidos pela empresa.

A Perspectiva de Aprendizado e Crescimento no Balanced Scorecard na prática

Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia que defende que existem três fontes para a aprendizagem e crescimento da empresa: (a) as pessoas, (b) os sistemas e (c) os procedimentos organizacionais.

Pense, por exemplo, em um escritório de advocacia. Todos os funcionários e colaboradores – advogados, paralegais, estagiários e administrativos – precisam trabalhar em conjunto. Deve-se identificar qual infraestrutura a empresa pode adotar para se desenvolver, a longo prazo, envolvendo todos os níveis hierárquicos para trabalharem em conjunto no processo contínuo de aprendizagem e aperfeiçoamento da organização como um todo.  

Para isso, a ideia é investir na reciclagem e requalificação dos trabalhadores, na melhoria dos sistemas de informação e no alinhamento dos procedimentos e da rotina.

Exemplos de indicadores usados na Perspectiva de Aprendizado e Crescimento:

  • Nível de satisfação, retenção e produtividade dos colaboradores;
  • Reciclagem da força de trabalho;
  • Desenvolvimento da capacidade dos sistemas de informação;
  • Implementação de sugestões já aprovadas;
  • Medidas de alinhamento individual e organizacional;
  • Avaliação do desempenho de equipe.

Somente com conhecimento adequado de todos os funcionários e um bom sistema de informação é possível trabalhar e tomar decisões de forma organizada e de acordo com as metas traçadas.

O que é o Balanced Scorecard?

O Balanced Scorecard é um modelo de gestão estratégica. Esse método, criado por Robert Kaplan e David Norton ainda nos anos 90, indica que para uma empresa ter sucesso deve estar atenta para além dos indicadores financeiros e de contabilidade. Ele possui quatro perspectivas e todas elas estão interligadas:

Perspectiva financeira
Perspectiva dos clientes
Perspectiva dos processos internos

A ideia geral é estabelecer estratégias e montar planejamentos de formas assertiva e abrangente.

Quer entender melhor como aplicar as perspectivas do Balance Scorecard (BSC) na sua empresa? Vamos conversar.

Compartilhe isso:

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

Precisa de ajuda?
Olá.
Podemos te ajudar fornecendo informações sobre algum serviço?