Loading...
19 de dezembro de 2012

Componentes do Balanced Scorecard – BSC

Além dos objetivos, o Balanced Scorecard (BSC)  possui também alguns componentes que lhe são característicos. Eles prestam a auxiliar no melhor acompanhamento dos indicadores e são eles o mapa estratégico, objetivo estratégico, indicador, meta e plano de ação.
O mapa estratégico, como o próprio nome diz, é onde a estratégia é descrita e desenhada, através dos objetivos relacionados entre si e distribuídos nas quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento. É através dele que todas as ações de basearão. O objetivo estratégico, por sua vez, determina o que deve ser alcançado, o que é crítico para o sucesso da organização.
Uma vez determinados os objetivos, é necessário que esses sejam acompanhados e medidos. Para essa tarefa que temos o indicador, e este deve cumprir com alguns requisitos, como ser claro (deve ser hábil a transmitir informações de maneira simples e confiável); fácil de se obter (com acesso facilitado aos colaboradores, que pode ser feito através de sistemas informatizados); coerente (deve fazer sentido com a visão e missão da organização bem como com os fins estabelecidos, medindo e controlando todos os resultados alcançados); ter uma unidade de medida estabelecida e seguida e ter um responsável apto a atuar sobre os indicadores.
Uma vez estabelecidos os indicadores e estes acompanhados, temos então a meta, como componente hábil a medir o nível de desempenho e as melhorias necessárias, que serão posteriormente transformados em planos de ação, que são as ações chave que devem ser tomadas para que os objetivos desenhados sejam devidamente alcançados.
Cada um desses componentes existe de maneira ao mesmo tempo independente e interligada, sendo que devem ser muito bem estabelecidos para que o BSC possa ser aplicado de maneira eficiente.

%d blogueiros gostam disto: