Loading...
7 de maio de 2019

Plano de Cargos e Salários

Mantenha seu Time motivado

A FASE DE ANÁLISE DOS CARGOS – CLASSIFICAÇÃO DE CARGOS

O Plano de Cargos e Salários é elaborado em diversas fases, como já mencionado em artigos anteriores. Indispensável que as fases iniciais, como planejamento e divulgação, e especialmente descrição dos cargos, sejam bem preparadas, porque servirão de base para dar seguimento ao PCS. Preparadas as descrições de cada cargo existente na organização, segue-se à avaliação e classificação dos mesmos, que determinam o valor de cada um no ordenamento organizacional.

A avaliação dos cargos é de vital significância, pois destina-se à hierarquização destes no organograma da empresa, sendo colocados em ordem de importância mediante comparação entre cada um e determinados seus valores para a funcionalidade da organização. Esta valoração possibilita a estrutura salarial e a determinação coerente dos salários a serem pagos a seus ocupantes.

Validação das Informações obtidas e descritas

Neste momento de avaliação dos cargos, se faz necessária a constituição de um comitê, composto por um profissional analista e lideranças da empresa, num total ideal de cinco a sete membros, para debaterem os dados colhidos na fase anterior, as descrições e a importância de cada cargo dentro da organização, buscando um consenso. O comitê deve garantir a correta hierarquização dos cargos, manter critérios uniformes nas avaliações, visando a posterior aceitação das avaliações pela diretoria.

É preciso entender e perceber as exigências cada vez maiores sobre conhecimentos, competências e atitudes de cada colaborador. Fundamental que se analise os conhecimentos exigidos pela função, a complexidade das atividades desenvolvidas, a responsabilidade pela execução de tarefas, bem como a apresentação de resultados específicos esperados do cargo, de modo que este seja efetivamente avaliado.

Nomemclatura correta do Cargo

Uma correta avaliação dos cargos existentes na empresa permite, inclusive, que algumas mudanças sejam implementadas, como atualização da nomenclatura, junção de alguns cargos com tarefas similares e outros benefícios na conduta funcional da organização. É através dos cargos que as empresas alocam e utilizam seus recursos humanos, buscando alcançar seus objetivos e implementar suas estratégias, por isto a organização dos cargos, sua correta avaliação e hierarquização trazem vantagem competitiva à empresa.

 Existem algumas formas de avaliação de cargos e sua devida hierarquização no organograma da empresa, e a escolha de uma delas depende das especificidades da organização, apresentando métodos ajustáveis e adequados aos diferentes portes organizacionais.

Maior atenção nesta fase pois necessita de Posicionamentos

Não se pode dizer que a avaliação dos cargos é a fase mais complexa na elaboração de um Plano de Cargos e Salários, mas certamente é uma das mais trabalhosas e exige tempo, conhecimento e disposição de todo o comitê avaliador. Muitas empresas estancam o processo do PCS nesta fase, precisando de eficiente auxílio do profissional analista de Recursos Humanos para dar continuidade à fase.

Ultrapassada qualquer dificuldade para devida avaliação dos cargos, a empresa estará apta a dar continuidade na elaboração de seu Plano de Cargos e Salários, podendo seguir para a preparação da pesquisa salarial que dará subsídios à estrutura salarial e sua política.

Eliane Scheidegger e Roberta Falcão – consultoras de Recursos Humanos