Você sabe o que é e para que serve a metrologia?

Você sabe o que é e para que serve a metrologia?

Como utilizar?

A metrologia é uma ciência fundamental para o desenvolvimento da sociedade e das tecnologias, melhorando as nossas condições de vida e oferecendo grandes soluções. Saiba tudo no texto a seguir!

A metrologia no uso diário

Por ser a ciência que estuda a medição, a metrologia se aplica a diferentes situações do nosso dia a dia. Além do uso destinado às medições na indústria, ela também é responsável por oferecer um parâmetro de qualidade de muitos produtos e serviços.

Assim sendo, por mais que a metrologia não seja uma área conhecida pela grande maioria, é importante saber que ela afeta diversos aspectos da nossa vida cotidiana, podendo ser decisiva, inclusive, para assuntos relacionados à nossa saúde.

Desse modo, a metrologia pode surgir, de modo discreto, nos produtos que consumimos em nossas casas. Esses itens, quando disponibilizados nos supermercados, por exemplo, possuem a definição do seu preço a partir da aferição precisa do peso de cada um deles.

Ela também se estende ao uso diário dispensado aos automóveis. Só é possível realizar o abastecimento correto dos nossos veículos, a partir dos métodos da metrologia, responsáveis por oferecer a base correta para a definição do volume de combustível.

Outro ponto importante em que a metrologia atua, e do qual temos pouco ou nenhum conhecimento, diz respeito ao consumo mensal de nossa internet e telefone. Os valores exatos utilizados para a cobrança nas contas passam pelo sistema de métrica.

Em resumo, a metrologia está presente nas nossas vidas, sempre que precisamos comparar os preços, os tamanhos e a utilidade de produtos ou serviços. É uma área que pouco percebemos no uso diário, mas da qual fazemos uso constante.

Principalmente porque ela nos fornece as bases necessárias para realizarmos as melhores escolhas, conforme nossa intuição e necessidade. Toda a ponderação que realizamos para tomar a melhor decisão passa pelas bases das medidas.

Áreas em que a metrologia pode ser aplicada

Como abordamos anteriormente, a metrologia possui muitas utilidades, principalmente no campo da indústria, área em que atua de maneira a controlar os processos produtivos e a garantir a qualidade e segurança dos produtos.

Ao mesmo tempo, ela também age de modo essencial e multidisciplinar na área legal e na ciência, elevando a utilização de conhecimentos dos mais diversos campos, como engenharia, física, química e matemática, entre outros.

Desse modo, além da Metrologia Industrial, temos outros dois tipos: a Metrologia Científica e a Metrologia Legal. Essas três áreas oferecem as bases certeiras para a inovação das relações de uso e consumo.

A Metrologia Científica é responsável por promover estudos e pesquisas voltados aos equipamentos, sistemas e métodos de medição, de modo a oferecer o desenvolvimento dos padrões de medida, e a sua constante evolução e manutenção.

Já a Metrologia Legal trabalha com os sistemas de medição, de modo a oferecer melhores soluções e resultados para as transações comerciais e as necessidades exigidas pelas áreas do meio ambiente, saúde e segurança.

Sobre relações de compra e venda

A Metrologia Industrial está ligada, de forma indireta, à Metrologia Legal, através das relações de compra e venda. Como a primeira trata, basicamente, de oferecer como resultado final o melhor produto para o cliente, ela acaba tendo ligação com a segunda.

Assim sendo, a oferta de produtos produzidos pela indústria, ao passar pela legislação que realiza a mediação de compra e venda, estabelece com o consumidor uma relação saudável de consumo, oferecendo aquilo que ele espera, realmente, de um produto.

Compliance e gestão de risco

Tenha um direcionamento

Em todas as áreas da metrologia, se faz necessária a aplicação de compliance e gestão de risco para garantir um melhor andamento aos processos da empresa e, consequentemente, oferecer o melhor produto ou serviço para o consumidor.

Assim sendo, a compliance funciona como uma ação destinada a controlar as atividades de uma organização, de modo a garantir o cumprimento de normas de segurança e código de ética das empresas, para que elas não entrem em conflito com a legislação.

Já a gestão de riscos é um procedimento capaz de diminuir atos prejudiciais aos campos operacionais e financeiros, de maneira a elaborar estratégias e ferramentas para minimizar os danos e, consequentemente, equilibrar positivamente as metas da empresa.

A importância da compliance e da gestão de riscos oferece a manutenção da integridade financeira e operacional do negócio, não apenas melhorando a comunicação interna e externa da organização, mas tornando-a transparente para a sociedade.

Desse modo, as estratégias demonstradas pela compliance e pela gestão de riscos melhoram os índices da empresa e os métodos de processo e desenvolvimento de produção dos produtos e serviços, oferecendo melhores condições para todos.

Conclusão

Possui interesse em outras informações sobre metrologia, ou assuntos relacionados a melhores soluções para sua empresa? Não deixe de conferir os conteúdos no nosso site e preencha o formulário para contato!

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: