Ciclo PDCA – Verificar

Ciclo PDCA – Verificar

Os procedimentos foram criados e a execução iniciada, com o devido treinamento para padronização. Nesse ponto é necessário então monitorar e avaliar os resultados e processos. É a fase do “check”; ou seja, quando se verifica se os procedimentos foram realmente entendidos e se estão sendo executados de maneira correta.
Por se tratar a execução de uma parte do processo que está sempre ocorrendo, a verificação deve ser contínua e pode ser efetuada de diversas maneiras: seja através da observação, seja através do monitoramento dos índices de produtividade e qualidade. Os processos e resultados devem assim ser avaliados confrontando com o que foi planejado, com os objetivos, especificações do resultado pretendido por meio de KPIs (Key Performance Indicators = indicadores de performance) consolidando as informações e confeccionando relatórios.
Auditorias internas de qualidade servem bem a esse propósito de verificação, pois são hábeis a medir o que está ou não sendo feito, bem como o como está sendo feito. É uma etapa fundamental para se ter noção de como as coisas estão funcionando; se os resultados serão atingidos ou se será necessário parar e começar de novo uma capacitação ou treinamento por exemplo. Caso não se verifique constantemente os processos corre-se o risco de perder tempo – e dinheiro- em um planejamento ineficiente.

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: