Os procedimentos foram criados e a execução iniciada, com o devido treinamento para padronização. Nesse ponto é necessário então monitorar e avaliar os resultados e processos. É a fase do “check”; ou seja, quando se verifica se os procedimentos foram realmente entendidos e se estão sendo executados de maneira correta.
Por se tratar a execução de uma parte do processo que está sempre ocorrendo, a verificação deve ser contínua e pode ser efetuada de diversas maneiras: seja através da observação, seja através do monitoramento dos índices de produtividade e qualidade. Os processos e resultados devem assim ser avaliados confrontando com o que foi planejado, com os objetivos, especificações do resultado pretendido por meio de KPIs (Key Performance Indicators = indicadores de performance) consolidando as informações e confeccionando relatórios.
Auditorias internas de qualidade servem bem a esse propósito de verificação, pois são hábeis a medir o que está ou não sendo feito, bem como o como está sendo feito. É uma etapa fundamental para se ter noção de como as coisas estão funcionando; se os resultados serão atingidos ou se será necessário parar e começar de novo uma capacitação ou treinamento por exemplo. Caso não se verifique constantemente os processos corre-se o risco de perder tempo – e dinheiro- em um planejamento ineficiente.