Conheça as 6 maiores dores na hora de empreender

Conheça as 6 maiores dores na hora de empreender

No momento de empreender, administrar a própria empresa é um desafio diário, não é mesmo?

É preciso traçar estratégias e pensar em inovações junto aos líderes, monitorar os resultados e as ações internas que estão sendo realizadas dentro da empresa e muitos outros problemas diários.

Entre os obstáculos recorrentes, existem 6 maiores dores que os empreendedores possuem em comum na hora de empreender. Quais são essas dores? Vamos entender melhor neste artigo.

As 6 maiores dores

Ao empreender, é interessante que o empreendedor possua um autoconhecimento e reconheça as próprias dores, de modo a procurar melhores soluções para elas e fortalecer os pontos fracos que podem atrapalhar o negócio.

Vejamos 6 maiores dores para empreendedores:

  1. Conhecer seu setor

É extremamente importante conhecer o seu setor, seus números, dados, tendências, o que os concorrentes estão aplicando e quais as oportunidades de mercado.

Essa é a única forma que você conseguirá traçar estratégias para inovar e criar um produto que apresente qualidades e diferenciais que as outras empresas não apresentam, podendo ganhar destaque no mercado.

Empreendedores que não conhecem muito bem a própria área de atuação acabam tendo um negócio mais estagnado, sem um bom aumento de clientes e até mesmo com a perda deles, já que o produto oferecido pode ser facilmente superado por um concorrente.

  1. Problemas para uma administração correta

Muitas vezes sendo o resultado da falta de tempo e setores específicos, muitos empreendedores podem acabar focando mais em certos departamentos da empresa, fazendo com que outras áreas fiquem mais deficientes.

O correto é que no momento de empreender, o empreendedor tenha líderes que possam cuidar das questões que ele não consegue solucionar ou monitorar, compreender os pontos fortes e fracos da empresa e traçar metas para alcançar bons resultados.

  1. Ausência de plano de negócio

Sendo um dos primeiros passos estratégicos ao considerar empreender, realizar um plano de negócio antes pode mostrar as oportunidades, riscos e dados que ajudam compreender melhor a área em que se atuará.

Mesmo tendo um importante papel no início de uma empresa, muitos empreendedores não fazem o plano de negócio, tendo maiores dificuldades para elaborar estratégias assertivas e orientar os colaboradores de setores como o marketing e vendas, podendo causar problemas.

  1. Problemas com colaboradores

Os colaboradores são completamente importantes e essenciais para o bom funcionamento de qualquer empresa, isso é fato.

Na hora de empreender, não se preocupar em estratégias para engajar, motivar os funcionários e verificar se estão contentes no local de trabalho resulta em maiores taxas de demissões, faltas e desentendimentos, resultando em um desempenho geral mais baixo.

Focar na equipe de colaboradores, realizar treinamentos adequados e implementar ações que os motivem garantem um melhor bem-estar deles, aumentando a produtividade geral e retendo talentos.

  1. Controles financeiros ineficientes

Podendo causar grandes dores de cabeça, os impostos a pagar podem causar incomodações ao empreender.

Na falta de controle financeiros adequados, o empreendedor será levado ao erro ou até mesmo a diluição de seu capital investido até o seu lucro, justamente pela falta de monitorar e acompanhar toda a quantia que entra ou sai da empresa.

No momento em que o dono de empresa tenta lidar com os tributos, por causa das possíveis atualizações e quantidade de impostos que devem ser pagos isso pode ocasionar em erros ou na ausência de pagamentos.

O ideal é que se contrate um profissional de contabilidade ou até mesmo um serviço de assessoria especializada que se encarregará de todas as questões tributárias, fazendo a empresa ficar regularizada com o Fisco.

  1. Marketing

Para empreender com eficiência, o marketing não pode ser deixado de lado. O marketing assim como as estratégias de vendas estão entre as maiores dores dos empreendedores.

Elas precisam ser implementadas com excelência, para que a atração, retenção e fidelização de clientes possa ser feita, assim como o fortalecimento da marca da empresa.

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Com o serviço de consultoria empresarial da Duplo Foco, podemos solucionar todas as suas dores no momento de empreender.

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GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

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