2ª Força de Porter – Quais são os produtos e serviços substitutos? Parte 2

2ª Força de Porter – Quais são os produtos e serviços substitutos? Parte 2

É preciso ter em mente quais outros produtos (ou serviços) podem oferecer o mesmo benefício – ou algo similar à ele. Com isso em mente, é possível prever se ele está mesmo “intocável” como se pensa ou se há ameaças próximas, e assim tomar as providências necessárias para garantir que sua fatia de mercado não seja suprimida. 
Por que é importante esta análise?
Importante lembrar que um produto substituto não necessariamente diz respeito a uma mesma coisa. Por exemplo, se sua empresa fabrica um brinquedo. Ele entretém crianças, certo? Mas ao mesmo tempo livros, jogos, filmes, músicas ou parques possuem essa mesma intenção: são assim produtos substitutos, vez que tem o mesmo objetivo. 
Isto posto, vemos que esse estudo, de entender o mercado em que se está inserido, é fundamental para que não se torne obsoleto. As tendências e mudanças do mercado devem estar sempre em evidência, pois todos estão em busca da mesma fatia, todos querem faturar em determinado ponto, e é justamente aí que entra a antecipação: estar antenado para não correr atrás do prejuízo. 
O que deve ser observado e estudado?
Fatores como preço e eventuais diferenciais do produto também devem ser observados, pois embora inicialmente possa parecer que não, são fundamentais para se manter. Não adianta de nada ter um produto que foi líder por certo tempo se ele tem um pós venda fraco, ou ainda um preço não competitivo. 
É mais uma vez a importância de conhecer seu produto e onde ele está inserido para que se possa efetivamente competir e vencer com seu negócio. A segunda força de Porter trata assim justamente disso.
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GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

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