Quais os benefícios de se ter funcionários mais engajados ?

Quais os benefícios de se ter funcionários mais engajados ?

Somos a Duplo Foco, oferecemos consultoria empresarial e comercial, nossos serviços de gestão atuam em diversos setores de uma empresa, inclusive o de Recursos Humanos, onde na Consultoria em RH realizamos uma pesquisa de clima organizacional, podendo assim saber qual o nível de satisfação de seus colaboradores, entre diversos outros serviços, confira.

Além de saber o nível de satisfação dos seus empregados, um funcionário engajado no trabalho é mais do que apenas um profissional que gosta do que faz e do ambiente da empresa. Se quer saber quais as relações da felicidade com a produtividade dos funcionários e como é um funcionário engajado, visando melhorar a produtividade de sua empresa, continue lendo.

Diversos dados de estudos científicos já comprovaram a correlação entre a felicidade dos funcionários com sua produtividade na empresa.

O que pode acabar acontecendo quando não se adota uma estratégia para ter funcionários mais engajados é ter um ambiente de trabalho onde os colaboradores sentem que estão ali somente por obrigação, para se sustentar e sem ter interesse em suas tarefas, gerando uma queda de produtividade.

A melhor forma de empreender na sua empresa, é apostar no seu time. Os funcionários são considerados por muitos especialistas como o ponto mais importante de qualquer empresa.

Relação entre produtividade e contentamento

De acordo com um estudo feito por economistas na Universidade de Warwick, foram constatados dados que funcionários engajados trouxeram um aumento de 12% na produtividade , enquanto os funcionários infelizes apresentaram uma diminuição de 10% na produtividade.

A felicidade no trabalho também gera colaboradores mais presentes, eles prestam mais atenção às demandas e cometem menos erros por consequência. Além de se tornarem funcionários mais fiéis, tendem a permanecer mais tempo na empresa e entregar mais do que o esperado.

Leia também esse post em nosso blog onde falamos de outros motivos que é importante saber sobre o clima organizacional de sua empresa.

Todos esses fatores comprovam que funcionários mais engajados trazem uma maior produtividade para sua empresa.

O que é o engajamento?

Um funcionário engajado vai além de uma pessoa motivada que gosta do seu trabalho. Um profissional engajado é aquele que é proativo, se esforça e tenta chegar no melhor resultado, são extremamente comprometidos e tem paixão pela função que exercem.

De acordo com Stephen Harding, especialista em pesquisas organizacionais, o engajamento se constitui de três dimensões:

  • – Pensar: É entendido e aceito pelo profissional os valores, objetivos e estratégia estabelecidos pela empresa;
  • – Sentir: O funcionário gosta do que faz e se orgulha da organização.
  • – Agir: O colaborador dará o seu melhor para o sucesso da empresa quando se bem em trabalhar ali.

Ou seja, é indispensável que seus funcionários estejam engajados para trazer uma maior produtividade para sua empresa.

Como trazer mais engajamento para a minha empresa?

Algumas ações que se pode tomar para ter funcionários mais engajados , são: Promover eventos para integração da equipe, ter uma ótima liderança e gestão, um bom diálogo com seus funcionários, objetivos claros e concretos para a equipe, oferecer formas de aprimoramento e desenvolvimentos, recompensas etc.

Leia também esse post sobre como é uma boa liderança em uma empresa.

Existem diversas formas de se melhorar o ambiente de trabalho e ter funcionários mais engajados , sendo necessário analisar e comparar o que será melhor para os funcionários e vantajoso para a empresa.

Quer saber melhor qual a importância de se ter um RH e um departamento pessoal bem estruturado? Leia mais sobre nesse post.

Quer ter uma consultoria em gestão especializada para ajudar a planejar, agir e solucionar as dificuldades da sua empresa? Entre em contato conosco para maiores informações.

Veja como a Duplo Foco pode te ajudar a resolver problemas relacionados a RECURSOS HUMANOS

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: