Perspectivas do Balanced Scorecard – BSC

Perspectivas do Balanced Scorecard – BSC

Como já dissemos anteriormente, o Balanced Scorecard ( BSC ) possui quatro perspectivas (financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento), hábeis a decompor de maneira lógica e estratégia, baseando-se principalmente em relações de causa e efeito, além de vetores de desempenho e relação com os fatores financeiros.
Cada uma das perspectivas possui objetivos, indicadores metas e iniciativas próprias e são hábeis a operacionalizar a estratégia e ao mesmo tempo avaliar o desempenho. As quatro perspectivas estão interligadas entre si, sendo que o feedback é uma ferramenta fundamental para que se compreenda a relação de causa e efeito entre elas. Como o próprio nome da ferramenta diz (Balanced Scorecard), todas as perspectivas são balanceadas e buscam sempre encontrar um ponto de equilíbrio que as faça funcionar de maneira eficiente.
Assim, temos que cada uma mantém o foco em um ponto: a perspectiva financeira, na geração de valor para os acionistas; a de clientes na criação de valor para os clientes e desenvolvimento de segmentos de mercado; a de processos internos onde a empresa deve buscar a excelência de realização de seus processos internos e aprendizado e conhecimento no desenvolvimento da infra estrutura necessária para preparar e desenvolver o seu pessoal e tecnologia (sistemas) para atender, informar, formar e desenvolver os objetivos traçados.
É importante ainda dizer que embora possua quatro diferentes perspectivas, o BSC possui foco no desempenho equilibrado das suas quatro perspectivas, buscando sempre a interação entre os objetivos e metas estabelecidos. Falaremos a seguir de cada uma das perspectivas e sua aplicação.

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: