Como já dissemos anteriormente, o Balanced Scorecard ( BSC ) possui quatro perspectivas (financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento), hábeis a decompor de maneira lógica e estratégia, baseando-se principalmente em relações de causa e efeito, além de vetores de desempenho e relação com os fatores financeiros.
Cada uma das perspectivas possui objetivos, indicadores metas e iniciativas próprias e são hábeis a operacionalizar a estratégia e ao mesmo tempo avaliar o desempenho. As quatro perspectivas estão interligadas entre si, sendo que o feedback é uma ferramenta fundamental para que se compreenda a relação de causa e efeito entre elas. Como o próprio nome da ferramenta diz (Balanced Scorecard), todas as perspectivas são balanceadas e buscam sempre encontrar um ponto de equilíbrio que as faça funcionar de maneira eficiente.
Assim, temos que cada uma mantém o foco em um ponto: a perspectiva financeira, na geração de valor para os acionistas; a de clientes na criação de valor para os clientes e desenvolvimento de segmentos de mercado; a de processos internos onde a empresa deve buscar a excelência de realização de seus processos internos e aprendizado e conhecimento no desenvolvimento da infra estrutura necessária para preparar e desenvolver o seu pessoal e tecnologia (sistemas) para atender, informar, formar e desenvolver os objetivos traçados.
É importante ainda dizer que embora possua quatro diferentes perspectivas, o BSC possui foco no desempenho equilibrado das suas quatro perspectivas, buscando sempre a interação entre os objetivos e metas estabelecidos. Falaremos a seguir de cada uma das perspectivas e sua aplicação.