Perspectiva financeira do Balanced Scorecard – BSC

Perspectiva financeira do Balanced Scorecard – BSC

A perspectiva financeira do Balanced Scorecard – BSC traz o aspecto de como a empresa pode gerar valor para seus acionistas, investidores e sócios. É o pilar do BSC que cobre a receita ou o desempenho financeiro da equipe comercial. A partir disso é possível desenhar as metas de venda, criar orçamentos e medidas de redução de custos.

A perspectiva finaceira traz o aspecto de como a empresa pode gerar valor para seus acionistas


A análise da perspectiva financeira vai esclarecer se a execução da estratégia criada está contribuindo para a melhoria dos resultados financeiros.

Mas antes é importante entender em qual fase a empresa ou unidade de negócios está vivendo. Para Robert Kaplan e David Norton, criadores do modelo de gestão estratégica Balanced Scorecard, existem três fases:

  1. Crescimento: em que os níveis de investimento são elevados.
  2. Sustentação: momento em que se espera o retorno do capital investido.
  3. Colheita: caracterizada pela maximização do fluxo de capital.


Lembre-se: para que o desempenho desse indicador seja forte, os outros 3 pilares – aprendizagem e crescimento, clientes e processos internos – também devem ser.

Como ser e parecer um negócio atrativo segundo a Perspectiva Financeira

Ser um bom negócio para os investidores é resultado de sucesso financeiro. Mas como passar essa imagem? Essa é a pergunta para estabelecer os objetivos financeiros da empresa, e quais ações serão tomadas. A preocupação com esta imagem é fundamental para elaborar uma estratégia de sucesso para conseguir os investimentos e parcerias necessários.

Sendo o principal objetivo de uma empresa obter lucro, fica clara a importância da Perspectiva Financeira do Balanced Scorecard – BSC. Através dela é possível entender a visão dos gerentes, diretores e acionistas, e assim medir e avaliar os resultados do negócio.

Isso pode ser analisado através de indicadores como:

  • o valor econômico agregado;
  • a lucratividade;
  • o aumento das receitas;
  • a redução de custo;
  • os objetivos alinhados com estratégias de organização.

Desse modo, a perspectiva financeira é elaborada levando em consideração a realidade da empresa. Como entender a fase em que ela e suas unidades de negócio se encontram, pois só assim os dados serão reais e poderão ser usados com precisão.
E haverá maiores chances de obter maior rentabilidade para todo o capital investido, dando a devida importância às questões financeiras, atingindo por consequência novos investidores.

O que é o Balanced Scorecard?

O Balanced Scorecard é um modelo de gestão estratégica. Esse método, criado por Robert Kaplan e David Norton ainda nos anos 90, indica que para uma empresa ter sucesso deve estar atenta para além dos indicadores financeiros e de contabilidade. Ele possui quatro perspectivas e todas elas estão interligadas:

E esta que explicamos aqui, a perspectiva financeira.

Vamos conversar sobre como aplicar as perspectivas do Balanced Scorecard (BSC) na sua empresa? Entre em contato!

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: