Loading...
26 de dezembro de 2012

Perspectiva financeira do Balanced Scorecard – BSC

A perspectiva financeira diz respeito a como a empresa pode gerar valor para seus acionistas. Para se ter sucesso financeiro, como devemos aparecer para nossos investidores? Essa é a pergunta que deve ser respondida para que se possa estabelecer os objetivos financeiros da empresa que então se desenrolarão em ações para atingir o sucesso da empresa.
A preocupação com a visão que os investidores possuem da empresa é fundamental, pois é através da identificação dela que é possível se elaborar uma estratégia de sucesso para conseguir os investimentos e parcerias necessários.
Sendo o principal objetivo de uma empresa obter lucro, fica bem clara a importância da perspectiva financeira no BSC. Através dela que é possível ver a representação do que pensam gerentes, diretores e acionistas, e assim medir e avaliar os resultados do negócio, levantando se a empresa está ou não obtendo êxito no planejamento e estratégia implementados. Isso pode ser analisado através de indicadores que apontem o retorno sobre investimentos; o valor econômico agregado; a lucratividade; o aumento das receitas; a redução de custo e os objetivos alinhados com estratégias de organização.
Desse modo, a perspectiva financeira deve ser elaborada levando em consideração a realidade da empresa e a fase em que ela e suas unidades de negócio se encontram, pois só assim os dados serão reais e poderão ser usados com precisão, procurando obter maior rentabilidade para todo o capital investido, dando a devida importância às questões financeiras, atingindo por consequência novos investidores.

%d blogueiros gostam disto: