A perspectiva financeira do Balanced Scorecard – BSC traz o aspecto de como a empresa pode gerar valor para seus acionistas, investidores e sócios. É o pilar do BSC que cobre a receita ou o desempenho financeiro da equipe comercial. A partir disso é possível desenhar as metas de venda, criar orçamentos e medidas de redução de custos.
A análise da perspectiva financeira vai esclarecer se a execução da estratégia criada está contribuindo para a melhoria dos resultados financeiros.
Mas antes é importante entender em qual fase a empresa ou unidade de negócios está vivendo. Para Robert Kaplan e David Norton, criadores do modelo de gestão estratégica Balanced Scorecard, existem três fases:
- Crescimento: em que os níveis de investimento são elevados.
- Sustentação: momento em que se espera o retorno do capital investido.
- Colheita: caracterizada pela maximização do fluxo de capital.
Lembre-se: para que o desempenho desse indicador seja forte, os outros 3 pilares – aprendizagem e crescimento, clientes e processos internos – também devem ser.
Como ser e parecer um negócio atrativo segundo a Perspectiva Financeira
Ser um bom negócio para os investidores é resultado de sucesso financeiro. Mas como passar essa imagem? Essa é a pergunta para estabelecer os objetivos financeiros da empresa, e quais ações serão tomadas. A preocupação com esta imagem é fundamental para elaborar uma estratégia de sucesso para conseguir os investimentos e parcerias necessários.
Sendo o principal objetivo de uma empresa obter lucro, fica clara a importância da Perspectiva Financeira do Balanced Scorecard – BSC. Através dela é possível entender a visão dos gerentes, diretores e acionistas, e assim medir e avaliar os resultados do negócio.
Isso pode ser analisado através de indicadores como:
- o valor econômico agregado;
- a lucratividade;
- o aumento das receitas;
- a redução de custo;
- os objetivos alinhados com estratégias de organização.
Desse modo, a perspectiva financeira é elaborada levando em consideração a realidade da empresa. Como entender a fase em que ela e suas unidades de negócio se encontram, pois só assim os dados serão reais e poderão ser usados com precisão.
E haverá maiores chances de obter maior rentabilidade para todo o capital investido, dando a devida importância às questões financeiras, atingindo por consequência novos investidores.
O que é o Balanced Scorecard?
O Balanced Scorecard é um modelo de gestão estratégica. Esse método, criado por Robert Kaplan e David Norton ainda nos anos 90, indica que para uma empresa ter sucesso deve estar atenta para além dos indicadores financeiros e de contabilidade. Ele possui quatro perspectivas e todas elas estão interligadas:
E esta que explicamos aqui, a perspectiva financeira.