Objetivos do Balanced Scorecard – BSC

Objetivos do Balanced Scorecard – BSC

Já dissemos anteriormente que o Balanced Scorecard ou BSC é uma ferramenta, uma metodologia de gestão estratégica. Assim, podemos dizer que o seu principal objetivo é justamente o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa. Para que isso seja atingido, algumas questões/ações foram colocadas:
– esclarecer e traduzir a visão e a estratégia: por muitas vezes, as empresas não possuem uma visão ou estratégia claras. Te-las de maneira bem esclarecida por todos facilita o sucesso da organização. O Balanced Scorecard (BSC ) ajuda nesse momento a esclarecer quais as ações que devem ser tomadas, através de uma relação de causas e efeito;
– comunicar e associar objetivos e medidas estratégicos: só há comprometimento dos colaboradores para com a organização quando as metas e os objetivos estiverem alinhados com o que pretendem os gestores. Assim, os colaboradores devem realmente sentir a necessidade de atingir as metas traçadas e “vestir a camisa” da empresa para alcança-las, e isso só é feito quando há uma comunicação clara entre todos os níveis hierárquicos quanto à importância de cada uma delas para o sucesso não só da empresa mas do indivíduo que nela está;
– planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas: a definição de objetivos traz comprometimento dos colaboradores na sua realização. Foi o que dissemos anteriormente, que é necessário que esteja tudo às claras e com metas bem traçadas, de fácil compreensão por todos envolvidos;
– melhorar o feedback e o aprendizado estratégico: é fundamental o monitoramento da organização para saber o quanto as coisas estão funcionando ou não. Isso é feito através de quatro questões (dentro das perspectivas já elencadas):

1. perspectiva financeira: como aparecemos para nossos acionistas?
2. perspectiva de clientes: como os clientes nos veem?
3. perspectiva de processos internos: em que devemos ser excelentes?
4. perspectiva de aprendizagem e crescimento: como podemos melhorar e criar valor?

A resposta dessas quatro grandes questões permite que se possa mensurar como a empresa está, seja essa mensuração financeira ou não financeira. Elas podem ser vistas simultaneamente e em todos os níveis da organização. Tem-se assim uma visão ampla no negócio e de como ele está caminhando. Com o constante questionamento de como a empresa está, é possível que se visualize todos os indicadores, sejam eles internos ou externos, podendo corrigir o que está “fora da curva”, de maneira a fazer com que a empresa cresça como pretendido.

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GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

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