Loading...
6 de setembro de 2012

Metodologia 5S

5S trata-se de uma metodologia de administração japonesa que busca promover a disciplina, produtividade e segurança no ambiente de trabalho, através de consciência e responsabilidade de todos nele inserido. Cada um dos S é uma palavra japonesa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que foram passadas para o português como “sensos”: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina.

 

Os 5S são uma das mais populares técnicas de gestão da qualidade do mundo. Isso porque permite que o empreendedor introduza sua disciplina e metodologia em sua empresa de forma simples e descomplicada. Desenvolvida no Japão, por Hiroyuki Hirano, os 5S são utilizados por empresas ao redor do mundo de todos os portes. Trata-se de uma filosofia para manter o local de trabalho de forma organizada, limpa e eficiente. Inclusive, algumas organizações inserem esse pensamento entre seus funcionários para não somente a utilizarem no ambiente corporativo mas no seu dia-a-dia pessoal, o que traduz em funcionários mais organizados e colaborativos.

Assim, sua utilização permite que seja desenvolvido na empresa e em cada um de seus funcionários e gerentes um planejamento sistemático, que após implantado se traduz em maior produtividade, segurança e clima organizacional. Seu propósito é portanto aumentar a eficiência através da organização e destinação correta de materiais.

 

Trataremos de cada um dos “S” em uma série de posts que se inicia hoje, incluindo ainda a aplicação prática dessa metodologia, tão utilizada e importante para garantir a eficiência de sua empresa.

%d blogueiros gostam disto: