PDCA – A importância da Melhoria Contínua para sua empresa

PDCA – A importância da Melhoria Contínua para sua empresa

Você já ouviu falar em melhoria contínua? Trata-se da criação de uma rotina de otimizações dos processos da empresa. Sua importância reside no fato de identificar e corrigir percalços pelo caminho, otimizando os resultados alcançados. 
Cumpridas todas as etapas do ciclo PDCA muitos podem pensar que o serviço está concluído. Entretanto, isso é um erro. Como o próprio nome diz, trata-se de um ciclo, portanto, nunca se encerra. Após feita a ação, um novo planejamento será feito para corrigir o que não funcionou, e assim sucessivamente. Corrige-se hoje uma coisa, mas amanhã o problema pode ser outro.
Desse modo, o ciclo PDCA é aplicado constantemente, devendo rodar de forma contínua. Para que isso ocorra de maneira eficaz, todas as fases devem acontecer sob pena de todo o processo sofrer prejuízos caso alguma seja negligenciada.
Uma vez implementado o ciclo PDCA, um verdadeiro processo de melhoria contínua se instala na empresa. Não há, assim, um objetivo final e definido. Sempre haverá problemas e suas respectivas soluções a serem criadas e implementadas.

Melhoria contínua: um ciclo sem fim

Com o fim das ações corretivas de um ciclo, um novo planejamento é feito e o ciclo se reinicia. Todos os processos da empresa são aprimorados e o sucesso passa a ser alcançado continuamente. Cada item é fundamental e influencia diretamente em seus resultados, que devem ser corrigidos e aprimorados, sempre.
É necessário o engajamento de toda a equipe para a estruturação efetiva de um ciclo de melhoria contínua. O processo até pode ser estruturado pelos gestores da empresa, mas a participação de todos os envolvidos é o que fará diferença no êxito da empreitada. 
Trata-se de um objetivo coletivo que deveria ser conjugado ao objetivo de toda empresa na busca do sucesso: um aprimoramento contínuo  naquilo que se propôs a fazer.
Precisando de ajuda para implementar um processo de melhoria contínua em sua empresa e alavancar seus resultados? Entre em contato conosco

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: