Loading...
23 de novembro de 2012

PDCA – A importância da Melhoria Contínua para empresas

Cumpridas todas as etapas do ciclo PDCA muitos podem pensar que ok, já passei por todas, está tudo bem. Entretanto, isso é um erro. Como o próprio nome diz, trata-se de um ciclo e assim ele nunca se encerra. Após feita a ação, um novo planejamento terá de ser feito para corrigir o que não funcionou, e assim se segue para que tudo vá entrando nos eixos. Corrige-se hoje uma coisa, mas amanhã o problema pode ser outro. Por isso falamos em melhoria contínua: algo que hoje é um problema amanhã não é mais mas há outras coisas que deverão ser corrigidas.
Desse modo, o ciclo PDCA é aplicado constantemente; deve rodar continuamente e para que isso ocorra de maneira eficaz, todas as fases devem acontecer, sob pena de todo o processo sofrer prejuízos caso alguma seja pulada. Uma vez implementado corretamente, um verdadeiro processo de melhoria continua se instala na empresa.
Não há assim um fim obrigatório e definido. Sempre haverão problemas e para estes sempre haverão soluções a serem criadas e implementadas.

Com o fim das ações corretivas de um ciclo, um novo planejamento é feito e tudo segue como da primeira vez. Tudo assim na empresa é aprimorado e o sucesso passa a ser alcançado dia após dia. De nada adianta passar rápido por um ponto fora da curva achando que ele não atrapalhará em nada o desenvolvimento de sua empresa.

Cada item é fundamental e influencia diretamente em seus resultados, devendo assim ser corrigido e aprimorado sempre.
Essa deve ser a busca de toda empresa que busca o sucesso: sempre se aprimorar naquilo que se propôs a fazer.

%d blogueiros gostam disto: