Loading...
5 de junho de 2014

Estruturação de RH e departamento pessoal

dpp

No post anterior falamos sobre a importância da harmonia entre o Departamento Pessoal e os CFO’s,  que juntos, geram resultados extremamente positivos para a organização. Mas, antes de estabelecer uma harmonia, é necessária a contratação dos profissionais mais adequados para  obter a estruturação desejada pela empresa.

A contratação dos mesmos é vista como um investimento que a longo prazo que garante frutos de qualidade para a companhia.

O departamento têm dentro de suas responsabilidades o cumprimento aspectos legais e operacionais da empresa, relacionados a higiene e segurança do trabalho, e também a área financeira do grupo de funcionários (cargos e salários).

Outras funções que se encontram dentro deste setor que é altamente abrangente é admitir, treinar, desenvolver, motivar, orientar e fazer o desligamento de funcionários, além das avaliações finais e de desempenho dos mesmos.

Entre essas há uma função extremamente abrangedora que, basicamente, gerencia todas as demais, que é o endomarketing, esté é responsável pela relação das pessoas dentro da empresa e pala saúde física e mental dos funcionários. Esta função abrange também o relacionamento com os colaboradores que devem ser integrados na rotina da empresa, seja para a supervisão, acompanhamento ou para esclarecimento de eventuais duvidas.

Para um profissional atura nesta área é se faz necessário alguns conhecimentos básicos, usadas como filtro para saber se a pessoa está apta para atuar nesta área.

Estes processos se resumem a: Para atuação nesta área é preciso conhecer os seguintes processos:

* Administração da Folha de Pagamento (admissão, salário, gratificações, descontos, hora-extra, encargos, impostos, rescisão, homologação)

* Plano de Benefícios (saúde, transporte, alimentação, vida)

* Plano de Férias (programação, divisão, abono)

* Negociação Sindical (acordo coletivo de trabalho, assembleias, atas, registros)

* PCMSO;

Ciente destes pré-requisitos, para obter sucesso na formação de equipe em sua organização, analise minuciosamente cada candidato. E para mais segurança na escolha dos mesmos, é indicado que procure uma consultoria de sua confiança.

 

Tags: