Já falamos sobre a importância da harmonia entre o Departamento Pessoal e os CFO’s para gerar resultados positivos para a organização. Agora, iremos tratar sobre a importância da estruturação do RH e do Departamento Pessoal.
A atenção a esses setores deve ser, primordialmente, encarada como um investimento que, a longo prazo, irá garantir frutos de qualidade para a companhia.
O Departamento Pessoal têm dentro de suas responsabilidades o cumprimento de aspectos legais da empresa. Principalmente, os relacionados à higiene e à segurança do trabalho e, também, à área financeira dos recursos humanos.
Além disso, outras funções que se encontram dentro deste setor é admitir, treinar, avaliar, desenvolver, motivar, orientar e desligar os funcionários.
Existe uma função ainda que gerencia todas as demais, que é o endomarketing que é o responsável pela relação das pessoas dentro da empresa, assim como pela saúde física e mental dos funcionários.
Esta função abrange, ainda, o relacionamento com os colaboradores. Eles devem ser integrados na rotina da empresa, seja para a supervisão e acompanhamento, seja para esclarecimento de eventuais dúvidas.
O que levar em conta na estruturação do RH?
Para atuação nesta área é preciso conhecer , sobretudo, os seguintes processos:
* Administração da Folha de Pagamento (admissão, gratificações, descontos, hora-extra, encargos, rescisão, homologação)
* Plano de Benefícios (saúde, transporte, alimentação, vida)
* Plano de Férias (programação, divisão, abono)
* Negociação Sindical (acordo coletivo de trabalho, assembleias, atas)
* PCMSO;
Ciente desses pré-requisitos, para obter sucesso na formação de equipe em sua organização, analise minuciosamente cada candidato.
Precisando de ajuda na estruturação do RH da sua empresa e não sabe por onde começar? Conte conosco nesta empreitada.