Estruturação de RH e do Departamento Pessoal

Estruturação de RH e do Departamento Pessoal

Já falamos sobre a importância da harmonia entre o Departamento Pessoal e os CFO’s para gerar resultados positivos para a organização. Agora, iremos tratar sobre a importância da estruturação do RH e do Departamento Pessoal. 
A atenção a esses setores deve ser, primordialmente, encarada como um investimento que, a longo prazo, irá garantir frutos de qualidade para a companhia.
O Departamento Pessoal têm dentro de suas responsabilidades o cumprimento de aspectos legais da empresa. Principalmente, os relacionados à higiene e à segurança do trabalho e, também, à área financeira dos recursos humanos.
Além disso, outras funções que se encontram dentro deste setor é admitir, treinar, avaliar, desenvolver, motivar, orientar e desligar os funcionários. 
Existe uma função ainda que gerencia todas as demais, que é o endomarketing que é o responsável pela relação das pessoas dentro da empresa, assim como pela saúde física e mental dos funcionários.
Esta função abrange, ainda, o relacionamento com os colaboradores. Eles devem ser integrados na rotina da empresa, seja para a supervisão e acompanhamento, seja para esclarecimento de eventuais dúvidas.

O que levar em conta na estruturação do RH? 

Para atuação nesta área é preciso conhecer , sobretudo, os seguintes processos:
* Administração da Folha de Pagamento (admissão, gratificações, descontos, hora-extra, encargos, rescisão, homologação)
* Plano de Benefícios (saúde, transporte, alimentação, vida)
* Plano de Férias (programação, divisão, abono)
* Negociação Sindical (acordo coletivo de trabalho, assembleias, atas)
* PCMSO;
Ciente desses pré-requisitos, para obter sucesso na formação de equipe em sua organização, analise minuciosamente cada candidato. 
Precisando de ajuda na estruturação do RH da sua empresa e não sabe por onde começar? Conte conosco nesta empreitada

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: