Loading...
26 de maio de 2014

Empresas que integram bem finanças e RH têm melhores resultados

finanças e RH

Uma pesquisa da consultoria Ernst & Young (EY) mostrou que uma boa relação entre finanças e RH reflete na produtividade da empresa. Primeiramente, o estudo relatou que empresas que possuem esse tipo de relacionamento colaborativo apresentaram melhores resultado de Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização).

A pesquisa descobriu, em segundo lugar, um ponto importante de ser levantado. Das empresas bem integradas, 41% apresentaram um crescimento de Ebitda superior a 10% comparado ao ano passado.

Além disso, 44% registraram um progresso significativo no engajamento dos empregados. No mesmo período, as demais tinham  9%. Com relação à percepção de ganho em produtividade, a diferença foi de 43% contra 10%, surpreendentemente.

Por que aproximar finanças e RH? 

São muitos motivos, por exemplo:

– A escassez de talentos fez com que as companhias percebessem que a importância de entender a relação entre custos e performance.

–  Os altos custos trabalhistas, resultaram no acompanhamento do gerenciamento dos custos do capital humano.

– Os diretores começaram a notar que o RH é tão responsável quanto os outros departamentos quando a empresa atinge ou não sua meta.

– A necessidade de manter a organização competitiva. O RH conversa com os CFO’s para garantir que a estratégia seja seguida .

A busca por eficiência tem feito com que as empresas movam-se, dessa forma, em direção a um modelo de serviços globais. Neste processo, a integração entre finanças e RH é inegavelmente fundamental.

As empresas com melhores resultados mostraram, portanto, vários pontos em comum. Elas despendem, por exemplo, 50% mais tempo na relação entre CFO e diretor de RH no acompanhamento das métricas do RH.

(Edson Valente | Valor)

© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso

Quer descobrir como potencializar ao máximo a integração entre os setores da sua empresa? Fale com a Duplo Foco e descubra como.