Empresas que integram bem finanças e RH têm melhores resultados

Empresas que integram bem finanças e RH têm melhores resultados

finanças e RH

Uma pesquisa da consultoria Ernst & Young (EY) mostrou que uma boa relação entre finanças e RH reflete na produtividade da empresa. Primeiramente, o estudo relatou que empresas que possuem esse tipo de relacionamento colaborativo apresentaram melhores resultado de Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização).
A pesquisa descobriu, em segundo lugar, um ponto importante de ser levantado. Das empresas bem integradas, 41% apresentaram um crescimento de Ebitda superior a 10% comparado ao ano passado.
Além disso, 44% registraram um progresso significativo no engajamento dos empregados. No mesmo período, as demais tinham  9%. Com relação à percepção de ganho em produtividade, a diferença foi de 43% contra 10%, surpreendentemente.

Por que aproximar finanças e RH? 

São muitos motivos, por exemplo:
– A escassez de talentos fez com que as companhias percebessem que a importância de entender a relação entre custos e performance.
–  Os altos custos trabalhistas, resultaram no acompanhamento do gerenciamento dos custos do capital humano.
– Os diretores começaram a notar que o RH é tão responsável quanto os outros departamentos quando a empresa atinge ou não sua meta.
– A necessidade de manter a organização competitiva. O RH conversa com os CFO’s para garantir que a estratégia seja seguida .
A busca por eficiência tem feito com que as empresas movam-se, dessa forma, em direção a um modelo de serviços globais. Neste processo, a integração entre finanças e RH é inegavelmente fundamental.
As empresas com melhores resultados mostraram, portanto, vários pontos em comum. Elas despendem, por exemplo, 50% mais tempo na relação entre CFO e diretor de RH no acompanhamento das métricas do RH.
(Edson Valente | Valor)
© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso
Quer descobrir como potencializar ao máximo a integração entre os setores da sua empresa? Fale com a Duplo Foco e descubra como. 

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: