Plano de Cargos e Salários: vamos falar sobre isso?

Plano de Cargos e Salários: vamos falar sobre isso?

plano cargos salarios

A elaboração de um Plano de Cargos e Salários torna-se cada vez mais imprescindível nas organizações. Estudiosos afirmam que as empresas devem alinhar seus sistemas de remuneração com suas estratégias de negócio.

Um plano bem estabelecido, portanto, define as responsabilidades inerentes a cada cargo e, assim, a adequação aos respectivos níveis salariais. Dessa maneira, os colaboradores se sentirão estimulados à otimização de seus resultados aliando, sobretudo, suas metas pessoais aos objetivos organizacionais.

O que é um Plano de Cargos e Salários?

Havendo interesse na implantação de um PCS é relevante que se obtenham as informações sobre a política salarial praticada. Assim, devem-se incluir os aspectos hierárquicos e remuneratórios. É crucial, portanto, uma visão sistêmica da organização. A coleta dessas informações irá permitir o estabelecimento de uma cultura organizacional. Isso é fundamental para o sucesso do plano.

Traçados os objetivos da organização torna-se indispensável a contribuição da diretoria na implementação do processo. Dessa forma, é essencial que sejam destacados os pontos estratégicos do plano, de modo que seu valor seja percebido como um fator competitivo para a empresa.

Visão Financeira

Neste ponto, inclui-se, ainda, a questão orçamentária. Visa-se apresentar à diretoria todos os impactos da nova diretriz. Dessa forma, essa etapa é concluída com a validação dos diretores. Esses serão os responsáveis por sua execução de fato. 

Comunicando seu Plano de Cargos e Salários

Aprovado o plano, a empresa deve utilizar todos os canais disponíveis para informar aos colaboradores, de modo que a abrangência seja a maior possível. Podem-se utilizar e-mails internos, jornais, murais, intranet, palestras, aliás, os próprios gestores de cada área da organização podem ser emissores

Os gestores, inegavelmente, são fundamentais para o sucesso de implantação de um PCS, pois além de participarem da elaboração do Plano,  são seus mediadores naturais, conectando-se diretamente com colaboradores e identificando, assim, dúvidas e resistências.

Proposição

É preciso ter em mente que o Plano de Cargos e Salários é um projeto de médio/longo prazo. Cada etapa com sua devida importância, sendo a  fase de planejamento e divulgação a que merece maior atenção, visto que trata-se do alicerce onde irá se consolidar.

Quer saber como estruturar e implementar um plano de cargos e salários em sua empresa? Conte Conosco

Eliane Scheidegger e Roberta Falcão – consultoras de Recursos Humanos

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: