Como ter um bom posicionamento no mercado?

Como ter um bom posicionamento no mercado?

Sendo importante para toda a empresa, com um bom posicionamento no mercado se torna possível definir melhor como o seu público enxerga a sua marca, construindo assim um melhor relacionamento com a mesma.

Mas como ter um bom posicionamento no mercado? Neste artigo explicaremos todo o conceito inicial, assim como dicas de um bom posicionamento!

Entendendo o que é o posicionamento de mercado

O posicionamento no mercado é um conceito aplicado no marketing que se refere a posição que a sua marca ocupa na mente do cliente.

Ao posicionar a marca de forma correta no mercado, isso resulta em se destacar e se diferenciar dos concorrentes, conquistando maior destaque e atraindo novos clientes.

É importante que nas estratégias de marketing o foco principal seja esse, todas as estratégias devem possuir como base a finalidade de melhorar o posicionamento no mercado.

Para isso, ações como estudar a área de atuação, entender o que os concorrentes fazem e identificar os valores e símbolos associados com a marca são um dos pontos que devem ser feitos para o posicionamento no mercado.

Em relação ao produto e serviços oferecidos pela empresa, ela deve procurar oferecer sempre a maior qualidade, custo-benefício e ter um ótimo atendimento que ofereça uma boa experiência ao cliente.

Dicas de um bom posicionamento

Definir estratégias para possuir um bom posicionamento no mercado inicialmente pode ser difícil para empresas que ainda não implementaram muitas estratégias ou ainda estão começando.

Por isso, listaremos algumas dicas que são essenciais:

  1. Tenha um mapa de posicionamento

Um dos primeiros passos para ter um bom posicionamento no mercado é criar um mapa de posicionamento.

Com ele, se permite identificar os diferenciais mais valorizados de produtos e serviços da sua área de atuação.

  1. Se atente ao comportamento do consumidor

Todo o tipo de retorno vindo do consumidor é importante para que se possa medir os níveis de aprovação de um produto ou serviço e obter um bom posicionamento no mercado.

Por isso, é importante investir em ferramentas como sistemas de CRM, que podem entregar dados mais concretos sobre os processos de compra dos clientes.

Outras ferramentas que possam entregar insights também são válidas, sendo interessante até mesmo observar as métricas das redes sociais. Com esses dados é possível traçar estratégias muito mais assertivas, aprimorando o relacionamento dos clientes com a marca e gerando um bom posicionamento no mercado.

  1. Desenvolva a presença nos meios digitais

Os clientes e possíveis clientes estão principalmente localizados digitalmente, mesmo que a sua empresa seja business-to-business.

Após as transformações digitais, com os clientes muito mais exigentes, se tornar presente digitalmente facilita a aproximação com o público e aumenta o nível de autoridade com o marketing de conteúdo, contribuindo ao bom posicionamento no mercado.

  1. Tenha uma boa cultura organizacional

Um dos fatores para o bom posicionamento no mercado também está em aplicar estratégias com foco nos colaboradores.

A cultura organizacional diz respeito a rotina, comportamento e ideais de uma empresa, esses que devem ser bem transmitidos aos colaboradores, de modo que todos atuem juntos pelos mesmos ideais.

Conclusão

Podemos ver que um bom posicionamento no mercado é ideal para atrair novos clientes e reter os clientes atuais, fazendo com que sejam fidelizados e carreguem consigo os ideais da marca de uma empresa.

Um ótimo modo de contar com todo o apoio necessário para estruturar um bom posicionamento no mercado, é obter os benefícios da contratação de uma consultoria empresarial como a Duplo Foco.

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GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

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