Após compreender o Ciclo PDCA e suas vantagens, é chegado o momento de “colocar a mão na massa”. É importante que se tenha em mente, além das diretrizes do ciclo.
Alguns pontos que devem ser evitados
1. fazer sem planejar: como já dissemos anteriormente planejamento é a base de tudo;
2. definir metas sem métodos para atingi-las: sem método as metas se perdem no tempo e espaço;
3. definir metas e não preparar o pessoal para executá-las: de que adianta ter mil metas se seus colaboradores/funcionários não sabem por onde começar a execução das mesmas?;
4. fazer e não checar;
5. não agir corretivamente quando necessário: os erros continuarão todos ali sempre;
6. parar após completar o ciclo uma vez: PDCA é um processo contínuo, não perca isso de vista.
As metas do Ciclo PDCA
Isto posto, podemos falar na prática que uma vez identificado o problema, metas devem ser estabelecidas, certo? Sendo assim, existem dois tipos de metas: as “para manter” e as “para melhorar”.
Metas para manter são aquelas que se transformarão em procedimento padrão da empresa como, por exemplo:
- atender o telefone sempre antes de tantos toques;
- responder emails dentro de 24 horas
- usar equipamentos de segurança.
Isso por que são elas que padronizam o serviço e fazem com que aquele ponto deficitário seja corrigido.
Assim, eventualmente, essas metas, esses padrões, podem ser mudados conforme analisado no contexto da empresa. Por que, lembre-se: a melhoria contínua é necessária para que sua estratégia seja sustentável.
Sendo assim, as metas para melhorar são aquelas que se prestam a atingir novos resultados dentro da empresa, por que são elas que modificam a maneira de se trabalhar como, por exemplo, aumentar a produtividade em 10% até o fim do ano ou reduzir o desperdício de material em determinado período de tempo.
São essas metas que surgem, inegavelmente, ao longo da análise da empresa com o ciclo PDCA, caso você veja o que pode/deve melhorar ou ser alterado e implante planos para isso.
Não tenha medo de errar
Tenha sempre em mente que o erro pode ocorrer em qualquer momento e em qualquer empresa, pois faz parte da operação: aprenda com seus erros. Por que encontrar culpados não é a solução. Mas, ver como o erro pode ter sido causado ajuda até mesmo a melhorar para que não aconteça novamente.
Tudo é feito, primeiramente, através de atitudes concretas e objetivas que, aliás, devem ser tomadas no momento certo e com planejamento e monitoramento.
Rodar o ciclo PDCA continuamente, enfim, garante isso: que sua empresa funcione cada vez melhor e de maneira mais eficiente afim de que atinja o sucesso e as metas pretendidas.
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