Loading...
21 de maio de 2014

Clima Organizacional

O nível de satisfação dos colaboradores é algo que tem grande influência sobre a empresa, já que ele é determinante para o clima organizacional.

Quando os colaboradores de um empresa estão engajados, as equipes sentem-se valorizadas, tornando-se mais produtivas. Assim, um ciclo de confiança mútua entre funcionários,  colaboradores se estabelece.

Para quê a pesquisa do clima organizacional

A pesquisa do clima organizacional é feita para exercer essa comunicação entre os colaboradores. Com isso, determina os fatores que afetam sua motivação e desempenho. O objetivo é o de unir os interesses dos mesmos.

Esse tipo de procedimento é recomendado para todas as empresas, sem especificações, pois toda organização busca reconhecimento. E, por esse ser um procedimento que estuda os pontos fortes e fracos da empresa, o seu resultado oferece aos diretores as diretrizes para aumentar a motivação, a produtividade e a qualidade de vida de seus funcionários, resultando no sucesso da corporação.

Importante para autoconhecimento

Para que a análise seja eficiente, os consultores devem conhecer a realidade da empresa. O próximo passo é montar um questionário com as informações recolhidas pelos gestores. Esse questionário será aplicado aos colaboradores, estes que, sem exceções, devem responder anonimamente para não interferir no resultado.

É importante que antes do cliente externo acreditar no potencial de sua empresa, os clientes internos, que seriam os funcionários e envolvidos com a organização, acreditem e depositem sua confiança não só nos serviços, mas também na política que esta segue.

Tags: