Loading...
3 de abril de 2014

A valorização do capital humano nas empresas

 

valorizacao-profissional

Atualmente as organizações estão saindo de sua zona de conforto em relação aos seus profissionais, isso tem provocado uma mudança em relação a importância do capital humano.

Há não muito tempo atrás uma das maiores preocupações das empresas era relacionada aos recursos materiais, por garantirem um desempenho positivo no índice de produtividade da empresa. Esse foi um modelo que permaneceu dentro das empresas durante muito tempo, mas aos poucos os grandes líderes perceberam que a motivação dos funcionários também interferia nesse processo.

A tecnologia não foi deixada para trás, longe disso, existem casos que esta é a uma das principais motivações dos funcionários, obviamente que esta é uma questão que é dependente da área que a empresa atua.

O departamento de recursos humanos das empresas, estão cada vez mais instigados a elaborar maneiras de fazer com que os profissionais de determinada organização sintam-se mais valorizados no empresa.

E qual é a importância de um profissional valorizado?

Junto com a valorização vem a motivação e o orgulho de trabalhar naquela organização, isso, para a empresa, resulta nas duas palavras básicas de um negócio de sucesso: produtividade e lucratividade.

O funcionário motivado sente que pode fazer a diferença na empresa, e de fato pode, ele busca fazer isso se destacando em sua área através de seu desempenho, o que favorece a empresa. Ou seja, de todos os ângulos a organização se beneficia de todo resultado dado pela equipe, quando esta tem sua importância reconhecida.

A gestão empresarial serve para auxiliar nesse meio avaliando as situações já existentes, elaborando projetos de mudança, aplicando técnicas de gestão e corrigindo tudo aquilo que não obteve êxito. Estes são exemplos de atividades que podem ser aplicados na parte de valorização e reconhecimento do profissional.