Uma vez avaliados e verificados todos os procedimentos, é chegado o momento de agir conforme o que foi levantado com esses relatórios e assim, caso necessário, determinar e confeccionar novos planos de ação com o intuito de melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo assim quaisquer falhas que possam ter ocorrido.
É nesta etapa que são tomadas as providências estipuladas na fase de avaliação e relatórios sobre os processos e assim, caso durante a checagem tenha surgido alguma anormalidade, deve o gestor atacar as causas que impediram que o planejamento se desenrolasse como pretendido, agindo assim corretivamente, aplicando medidas que impeçam esses erros de voltarem. As medidas tomadas nesse momento podem passar a ser novos procedimentos, normas ou padrões adotados pela empresa para sempre.
De nada adianta fazer mil planos, executa-los e avalia-los se nada for feito para garantir que sejam seguidos à risca para atingir os resultados pretendidos. Por isso essa etapa ser tão importante, pois é o momento “final” que está apto a fazer com que tudo funcione efetivamente.