PDCA – A importância da Melhoria Contínua para sua empresa

PDCA – A importância da Melhoria Contínua para sua empresa

Você já ouviu falar em melhoria contínua? Trata-se da criação de uma rotina de otimizações dos processos da empresa. Sua importância reside no fato de identificar e corrigir percalços pelo caminho, otimizando os resultados alcançados. 
Cumpridas todas as etapas do ciclo PDCA muitos podem pensar que o serviço está concluído. Entretanto, isso é um erro. Como o próprio nome diz, trata-se de um ciclo, portanto, nunca se encerra. Após feita a ação, um novo planejamento será feito para corrigir o que não funcionou, e assim sucessivamente. Corrige-se hoje uma coisa, mas amanhã o problema pode ser outro.
Desse modo, o ciclo PDCA é aplicado constantemente, devendo rodar de forma contínua. Para que isso ocorra de maneira eficaz, todas as fases devem acontecer sob pena de todo o processo sofrer prejuízos caso alguma seja negligenciada.
Uma vez implementado o ciclo PDCA, um verdadeiro processo de melhoria contínua se instala na empresa. Não há, assim, um objetivo final e definido. Sempre haverá problemas e suas respectivas soluções a serem criadas e implementadas.

Melhoria contínua: um ciclo sem fim

Com o fim das ações corretivas de um ciclo, um novo planejamento é feito e o ciclo se reinicia. Todos os processos da empresa são aprimorados e o sucesso passa a ser alcançado continuamente. Cada item é fundamental e influencia diretamente em seus resultados, que devem ser corrigidos e aprimorados, sempre.
É necessário o engajamento de toda a equipe para a estruturação efetiva de um ciclo de melhoria contínua. O processo até pode ser estruturado pelos gestores da empresa, mas a participação de todos os envolvidos é o que fará diferença no êxito da empreitada. 
Trata-se de um objetivo coletivo que deveria ser conjugado ao objetivo de toda empresa na busca do sucesso: um aprimoramento contínuo  naquilo que se propôs a fazer.
Precisando de ajuda para implementar um processo de melhoria contínua em sua empresa e alavancar seus resultados? Entre em contato conosco

Compartilhe isso:

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

Precisa de ajuda?
Olá.
Podemos te ajudar fornecendo informações sobre algum serviço?