5s – Seleção ou Seiri

5s – Seleção ou Seiri

O primeiro “S” é o que trata do senso de utilização; ou seja, de fazer uma seleção daquilo que é realmente relevante ou não para sua atividade. Esta é uma etapa que começa na área de trabalho de cada colaborador e que depois se estende para todas instalações físicas da empresa, sendo que, ao fim, somente se terá aquilo que é realmente necessário para a execução das atividades.
 
Uma vez aplicado o Seiri, já se vê que a empresa funciona melhor, já que tudo aquilo que é supérfulo e desnecessário não estará “entulhando” o ambiente de trabalho. Este por sua vez fica mais fácil de ser realizado, pois terá todas ferramentas necessárias com fácil acesso e sem nada que atrapalhe.
 
Foi observado que, ao longo do tempo é natural que as pessoas passem a acumular coisas das quais não precisam para sua função. É só abrir sua gaveta e ver se tudo o que está ali é realmente necessário ou se ela já tem coisas que não servem para nada nesse momento. Essas coisas desnecessárias ocupam – além de espaço – tempo, pois podem ora atrapalhar na bisca por algo que realmente necessite, ora ser simplesmente algo que desvie a atenção do colaborador.
Ficar somente com aquilo que é realmente necessário é o primeiro passo para que se atinja a eficiência pregada pelos 5S. Importante dizer entretanto que trata-se não apenas de eliminar coisas “inúteis”, mas sim de um procedimento constante de saber realmente selecionar as coisas para que a empresa, como um todo, funcione.

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: