Loading...
12 de setembro de 2012

5s – Ordenação ou Seiton

Após selecionar somente aquilo que é necessário para a realização de suas atividades, é preciso então organizar tudo isso. De nada adianta eliminar o supérfulo se aquilo que realmente precisa está guardado de maneira desordenada. Algo só é útil se de fácil acesso.
É muito comum ver áreas de trabalho bagunçadas ao longo dos dias. As coisas vão acontecendo todas ao mesmo tempo e assim documentos e itens importantes acabam ficando fora do lugar, o que, pode atrapalhar – e muito – em um momento em que é necessário rapidez e agilidade para resolver algum problema, por exemplo.
A falta de tempo acaba sendo assim a desculpa mais frequente para justificar a falta do Seiton em empresas. A questão entretanto é que se tudo sempre estiver organizado, não há como ter nada fora do lugar que lhe é determinado e assim não faltaria tempo para ter tudo ajeitado; além de ganhar tempo para realizar tarefas mais importantes. Cabe também dizer que não basta somente organizar, mas fazer isso de maneira eficaz, pois de nada adianta ter tudo guardado onde não se pode utilizar quando necessário, certo?
Uma vez enraizado o espírito de organização em uma empresa, fica fácil que todos o sigam e assim a mantenham sempre.

%d blogueiros gostam disto: