Loading...
14 de setembro de 2012

5s – Limpeza ou Seisô

Então você já selecionou e organizou aquilo que é necessário para realizar suas tarefas. Mas e está tudo limpo? O terceiro S, Seisô fala justamente da limpeza. Por muitas vezes é fácil ver que uma empresa está bagunçada, mas dificilmente as pessoas admitem que estão sujas.
Desse modo. é preciso que esteja tudo sempre limpo e isso é relativamente fácil de fazer – especialmente se já está tudo organizado – basta eliminar a sujeira, resíduos e objetos desnecessários. Uma mesa e gavetas de trabalho bem limpas e organizadas já mudam o ambiente, trazendo assim um local agradável e saudável, com equipamentos bem conservados e reduzindo possíveis acidentes e doenças.
Ademais, ao se falar em Seisô, falamos não apenas da limpeza física, mas também “espiritual”. Um local em que as pessoas prezam por relações honestas, francas e transparentes é um local limpo. A limpeza viria assim de dentro para fora. Cada um se responsabilizando pelos seus atos e local de trabalho faz com que a empresa como um todo se contamine por esse espírito e aja igualmente, melhorando assim o relacionamento interpessoal e o trabalho em geral.
A empresa limpa é fundamental para que não apenas os que nela estão mas também quem vem de fora se sinta bem e confie no seu trabalho. Um local em harmonia passa confiança para seus clientes e colaboradores e é isso que este terceiro senso mostra.

%d blogueiros gostam disto: