5s – Higiene ou Seiketsu

5s – Higiene ou Seiketsu

Sua empresa já está organizada, otimizada e limpa. Então porque falar ainda em saúde e higiene? O quarto senso trata justamente da padronização de tudo o que foi feito até agora. Muitos começam a usar os 5S – especialmente os três primeiros – e depois esquecem de mantê-lo. O Seiketsu é então adotar todos esses procedimentos como rotineiros, e isso é feito através da criação – e utilização – de padrões e procedimentos que mantenham os três primeiros S constantes.
Com a adoção de uma padronização na empresa, automaticamente se previne que coisas supérfulas e desnecessárias apareçam novamente na empresa, mantendo-a assim um local organizado, limpo, eficiente e saudável; que, além de tudo se manterá assim sempre.
Estabelecer cores, formas, iluminação e indicações na empresa são algumas das coisas que podem – e devem – ser feitas para que a empresa fique “em ordem”.
Além disso, manter sempre os ambientes limpos e bem conservados, evitando não apenas a eventual desorganização que possa surgir, mas também doenças em seus colaboradores. Um ambiente limpo e organizado faz com que as pessoas se sintam bem e consequentemente produzam mais e melhor, além de zelarem pelo local de trabalho.
Uma vez o quarto S aplicado, os objetos e ferramentas ficam mais facilmente localizáveis e identificáveis, o que traz maior segurança e limpeza para o ambiente; melhorando assim o equilíbrio físico e mental de seus colaboradores, refletindo positivamente no trabalho e na empresa como um todo.

Compartilhe isso:

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

Precisa de ajuda?
Olá.
Podemos te ajudar fornecendo informações sobre algum serviço?