5s – Higiene ou Seiketsu

5s – Higiene ou Seiketsu

Sua empresa já está organizada, otimizada e limpa. Então porque falar ainda em saúde e higiene? O quarto senso trata justamente da padronização de tudo o que foi feito até agora. Muitos começam a usar os 5S – especialmente os três primeiros – e depois esquecem de mantê-lo. O Seiketsu é então adotar todos esses procedimentos como rotineiros, e isso é feito através da criação – e utilização – de padrões e procedimentos que mantenham os três primeiros S constantes.
Com a adoção de uma padronização na empresa, automaticamente se previne que coisas supérfulas e desnecessárias apareçam novamente na empresa, mantendo-a assim um local organizado, limpo, eficiente e saudável; que, além de tudo se manterá assim sempre.
Estabelecer cores, formas, iluminação e indicações na empresa são algumas das coisas que podem – e devem – ser feitas para que a empresa fique “em ordem”.
Além disso, manter sempre os ambientes limpos e bem conservados, evitando não apenas a eventual desorganização que possa surgir, mas também doenças em seus colaboradores. Um ambiente limpo e organizado faz com que as pessoas se sintam bem e consequentemente produzam mais e melhor, além de zelarem pelo local de trabalho.
Uma vez o quarto S aplicado, os objetos e ferramentas ficam mais facilmente localizáveis e identificáveis, o que traz maior segurança e limpeza para o ambiente; melhorando assim o equilíbrio físico e mental de seus colaboradores, refletindo positivamente no trabalho e na empresa como um todo.

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: