5s – Autodisciplina ou Shitsuke

5s – Autodisciplina ou Shitsuke

Uma vez os quatro primeiros S aplicados na empresa, é chegado o momento de fazer com que tudo isso se torne parte da cultura da empresa e não seja somente “fogo de palha”. Uma vez que todos compreendam a necessidade da aplicação dos 5S e os compreendam tanto individualmente como um conjunto, isso passa a fazer parte da disciplina de cada um e torna-se prática rotineira tanto para a empresa como para os funcionários.
Falamos assim do comprometimento pessoal de cada um em manter as etapas anteriores em pleno funcionamento. Cada um fará então a sua parte independentemente de uma fiscalização ou vigilância. O comportamento estará assim enraizado em cada um, passando assim para a empresa e para todos que por ela passam ou frequentam.
Com os 5S em harmonia, o trabalho flui melhor, com maior qualidade, segurança e produtividade; principalmente por se estar em um ambiente agradável, com relações honestas e harmoniosas. Ninguém quer estragar aquilo que está bem conservado e limpo; seja um bem físico ou mesmo uma relação de trabalho. Passa-se a maior parte do tempo trabalhando, e esse deve ser um local agradável e que facilite o trabalho, e não que atrapalhe mais do que qualquer coisa.
Esse pensamento vem de cima para baixo; assim, gerentes, sócios e proprietários devem ser os primeiros a zelar para que os 5S funcionem bem; dando o exemplo e mostrando as vantagens, para que então cada um compreenda e coloque para si próprio essa disciplina e necessidade.

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: