Pesquisa Salarial

Pesquisa Salarial


Fase primordial em PCS

PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS – A FASE DE PESQUISA SALARIAL

Sua Importância

É fundamental que a empresa possa se manter competitiva no mercado e, para isso, deve investir em inovação e talentos. Umas das formas de se manter e desenvolver talentos na organização é através do Plano de Cargos e Salários, que motiva os colaboradores e estimula o desenvolvimento e a capacitação permanentes. Por consequência, a empresa mantém melhor produtividade e competitividade.

Estruturação

Após as fases do PCS já abordadas anteriormente – planejamento, divulgação, análise e avaliação dos cargos – segue a Pesquisa Salarial, que é um estudo do comportamento salarial praticado por cada setor da economia. É preciso ter em mente que o procedimento da Pesquisa Salarial envolve custos, tempo de coleta, triagem, tabulação dos dados e cálculo, mas é através dela que a organização vai buscar o equilíbrio externo, averiguando a remuneração praticada no mercado.

Ressalte-se, contudo, que não significa que a empresa deverá alterar os salários que pratica para aqueles usuais no mercado. Cada empresa possui sua própria política salarial, que pode ser agressiva, moderada ou passiva, de acordo com a média de empresas similares no mesmo ramo.

Passos corretos para o início da Pesquisa de Mercado

Para iniciar a Pesquisa Salarial selecionam-se os cargos que serão pesquisados, visto que a pesquisa é feita por amostragem. Assim, essencial que os cargos escolhidos representem a curva salarial praticada na empresa, bem como os vários setores de suas atividades e, ainda, sejam facilmente identificáveis no mercado de trabalho.

Da mesma forma, importante que, para a objetividade da pesquisa, haja uma seleção específica das empresas a serem pesquisadas, abarcando apenas empresas do mesmo ramo, do mesmo porte e da mesma região geográfica. De nada adianta, por exemplo, uma pequena empresa do interior do Estado do Rio de Janeiro, comparar a remuneração que paga a seus colaboradores, com a remuneração praticada em uma empresa de grande porte da capital.

A Entrega

A coleta de dados segue metodologia específica e considera não apenas o salário, mas sua incidência de frequência. Finalizada a pesquisa, os dados são tratados estatisticamente, considerando data base, quantitativo de horas trabalhados, dentre outros.

É preciso ter em mente que, assim como as demais fases de elaboração do Plano de Cargos e Salários, a Pesquisa Salarial é uma etapa determinante para a correta adoção da Política Salarial a ser praticada pela empresa, visando sempre a melhor gestão organizacional. Por isso, a importância de ser realizada de forma séria, por profissionais competentes para executar tal procedimento. Conheça mais sobre os serviços em RH prestados pela Duplo Foco ou informe-se sobre os benefícios de contratar uma consultoria de Plano de Cargos e Salários.

Eliane Scheidegger e Roberta Falcão – consultoras de Recursos Humanos

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: