Loading...
14 de maio de 2019

Pesquisa Salarial

Fase primordial em PCS

PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS – A FASE DE PESQUISA SALARIAL

Sua Importância

É fundamental que a empresa possa se manter competitiva no mercado e, para isso, deve investir em inovação e talentos. Umas das formas de se manter e desenvolver talentos na organização é através do Plano de Cargos e Salários, que motiva os colaboradores e estimula o desenvolvimento e a capacitação permanentes. Por consequência, a empresa mantém melhor produtividade e competitividade.

Estruturação

Após as fases do PCS já abordadas anteriormente – planejamento, divulgação, análise e avaliação dos cargos – segue a Pesquisa Salarial, que é um estudo do comportamento salarial praticado por cada setor da economia. É preciso ter em mente que o procedimento da Pesquisa Salarial envolve custos, tempo de coleta, triagem, tabulação dos dados e cálculo, mas é através dela que a organização vai buscar o equilíbrio externo, averiguando a remuneração praticada no mercado.

Ressalte-se, contudo, que não significa que a empresa deverá alterar os salários que pratica para aqueles usuais no mercado. Cada empresa possui sua própria política salarial, que pode ser agressiva, moderada ou passiva, de acordo com a média de empresas similares no mesmo ramo.

Passos corretos para o início da Pesquisa de Mercado

Para iniciar a Pesquisa Salarial selecionam-se os cargos que serão pesquisados, visto que a pesquisa é feita por amostragem. Assim, essencial que os cargos escolhidos representem a curva salarial praticada na empresa, bem como os vários setores de suas atividades e, ainda, sejam facilmente identificáveis no mercado de trabalho.

Da mesma forma, importante que, para a objetividade da pesquisa, haja uma seleção específica das empresas a serem pesquisadas, abarcando apenas empresas do mesmo ramo, do mesmo porte e da mesma região geográfica. De nada adianta, por exemplo, uma pequena empresa do interior do Estado do Rio de Janeiro, comparar a remuneração que paga a seus colaboradores, com a remuneração praticada em uma empresa de grande porte da capital.

A Entrega

A coleta de dados segue metodologia específica e considera não apenas o salário, mas sua incidência de frequência. Finalizada a pesquisa, os dados são tratados estatisticamente, considerando data base, quantitativo de horas trabalhados, dentre outros.

É preciso ter em mente que, assim como as demais fases de elaboração do Plano de Cargos e Salários, a Pesquisa Salarial é uma etapa determinante para a correta adoção da Política Salarial a ser praticada pela empresa, visando sempre a melhor gestão organizacional. Por isso, a importância de ser realizada de forma séria, por profissionais competentes para executar tal procedimento. Conheça mais sobre os serviços em RH prestados pela Duplo Foco ou informe-se sobre os benefícios de contratar uma consultoria de Plano de Cargos e Salários.

Eliane Scheidegger e Roberta Falcão – consultoras de Recursos Humanos