Você quer vender mais ou vender com mais lucratividade?

Você quer vender mais ou vender com mais lucratividade?

Quer expandir a carteira de clientes ou aumentar a margem de lucro dos produtos e serviços oferecidos? Nesse post apresentamos estratégias adequadas para cada um desses objetivos.
Aumentar a receita de uma empresa é uma meta constante para todos os gestores, não é mesmo? Mas de que modo alcançar tal objetivo?
A maioria tende a acreditar que a solução é expandir a carteira de clientes. No entanto, há outras estratégias tão eficazes quanto essa ou até mais adequadas, a depender da realidade de mercado na qual sua empresa se insere. Já parou para pensar sobre isso? Ainda não?
Talvez seja o momento de questionar-se: eu quero vender mais ou quero vender com mais lucratividade?
Nesse post explicamos a diferença entre esses dois caminhos possíveis e apresentamos as estratégias adequadas para cada um deles. Confira a seguir:
1. Como vender mais?
Dispor de um time de vendas qualificado para converter leads em clientes é o primeiro passo. Será necessário também estabelecer metas e definir quais estratégias serão utilizadas, tais como:
1.1. Expansão da carteira de clientes
É fundamental estudar o mercado e ter clareza de quem são os públicos do seu negócio. Dessa maneira será possível realizar uma captação assertiva e consolidar o posicionamento da marca no mercado.
Nessa etapa é fundamental reforçar a presença digital da organização. Portanto, descubra em quais redes sociais os seus consumidores estão e divulgue a sua empresa nesses espaços virtuais.
Direcione também algumas ações de comunicação para os clientes inativos. Resgate sua base de contatos e reative o relacionamento com ex-clientes, que já toparam fechar negócio com a sua empresa no passado e, portanto, estão mais propensos a realizar uma compra novamente.
1.2. Aumento das vendas recorrentes
Você sabia que os custos de marketing para reter clientes costumam ser bem menores do que os custos para captar novos consumidores? Diante disso, busque consolidar o relacionamento com os clientes atuais. Certifique-se de que estão sendo bem atendidos e estabeleça um diálogo efetivo.
Outra dica é trabalhar todo o seu catálogo de produtos com tais clientes, ou seja, não oferecer apenas os produtos ou serviços mais fáceis de serem vendidos, mas também os itens de baixa rotatividade e assim aumentar o ticket médio desses consumidores.
2. Como vender com mais lucratividade?
Lucratividade é o percentual de ganho obtido a partir de cada venda realizada. Desse modo, está associada ao preço dado aos produtos e serviços oferecidos. Veja algumas estratégias para melhorar a lucratividade do seu negócio:
2.1. Redução de despesas
Uma boa gestão é capaz de reduzir gastos desnecessários provenientes, por exemplo, de um estoque desorganizado e de desperdícios de capital humano e material.
Vale comentar que, se sua empresa estiver operando com custos altos, isso é também um forte indicativo de problemas internos. Portanto, faça o monitoramento adequado das operações da sua empresa, otimize os processos e assim os seus produtos e serviços terão uma margem de lucro mais expressiva.
2.2. Ajuste de preços
Preços altos afugentam clientes e preços baixos geram prejuízos. O ideal é encontrar um preço justo, que cubra os custos e despesas e esteja de acordo com o posicionamento da sua marca e do público que se pretende atingir.
Desse modo sua empresa terá um retorno vantajoso sobre os investimentos e poderá crescer cada vez mais.
Você quer vender mais ou vender com mais lucratividade

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GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

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