Visão, Missão e Valores de uma empresa

Visão, Missão e Valores de uma empresa

O Conjunto formado pela Missão, Visão e Valores representa a identidade Organizacional.

Visão: É o lado sonhador da empresa, é quando uma organização olha pro futuro e pensa “É isso que eu quero ser”, e a partir desta, a empresa caminha em busca daquilo que foi projetado para os próximos anos. A visão é mutável, é algo concreto a ser alcançado. Ela deve ser inspiradora, clara e concisa, de modo que todos a sintam.
Missão: É o famoso por quê da existência da empresa, é algo não concreto que direciona a organização desde a sua criação até o fim da mesma. É dar significado a existência, a motivação.
Valores:  Representam os princípios éticos que determinam as atitudes da empresa. Esses valores devem fazer parte do perfil de todos os profissionais envolvidos. Normalmente, os valores compõem-se de regras morais.
Fonte: Via6 (ESPÍNDOLA, 2009)
O roteiro do planejamento estratégico de um plano de negócio e de marketing da empresa pode ser definido através da Visão e Missão. Ao formular a visão de uma empresa é importante tomar muito cuidado pois, através desta, pessoas físicas e jurídicas podem tirar conclusões erradas sobre sua organização. É onde se registra os interesses da empresa de forma abrangente. É um sentimento que, assim como os valores, deve ser partilhado por cada participante da organização, para que todos estejam caminhando na mesma direção, em sintonia.
Quando discutimos sobre uma filosofia que a empresa pretende seguir nos próximos anos, estamos falando, basicamente, de suas ambições. A missão deve deixar clara a funcionalidade da empresa diante a sociedade. É como se alguém perguntasse “Qual é a serventia dessa organização?” e a missão respondesse da forma mais clara possível.  Com isso, sabemos que: o por quê, com qual finalidade e para quê, são perguntas implícitas que devem ser respondidas na elaboração de uma missão.
Vejamos exemplos de algumas das maiores corporações:
Motorola
→ “Nosso propósito e’ atender de maneira honrosa as necessidades da comunidade fornecendo produtos e serviços de qualidade superior a um preço justo, e fazê-lo de modo a obter um lucro adequado para possibilitar o crescimento da empresa como um todo e, com isso, fornecer oportunidade para que nossos funcionários e acionistas alcancem objetivos pessoais razoáveis”.
Setor Indústria
→ “Satisfazer as necessidades e exceder as expectativas dos nossos clientes em todo o país, fabricando e comercializando produtos inovadores, éticos, ambientalmente responsáveis, desenvolvendo a qualidade de vida no trabalho de nossos funcionários”.
Setor Serviços
→ “Trabalhar de forma estratégica, inovadora e pragmática para fazer com que o universo dos pequenos negócios no Brasil tenha as melhores condições possíveis para uma evolução sustentável, contribuindo para o desenvolvimento do país como um todo”.
BNDES
→ Contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.
Ford
→ Nossa missão é atender às necessidades de transporte de nossos clientes, aprimorando nossos produtos e serviços, prosperando como empresa e proporcionado retorno aos acionistas.
GM
→ Fornecer produtos e serviços de tal qualidade que nossos clientes sintam que receberam mais pelo que pagaram, nossos empregados e parceiros de negócios se beneficiem de nosso êxito e os nossos acionistas tenham maior retorno do seu investimento.
Jornal do Brasil
→ Atuar no setor de telecomunicação, de forma competitiva e rentável, com o compromisso de informar com imparcialidade, garantindo a liberdade de expressão, contribuindo para o desenvolvimento cultural e a melhoria da qualidade de vida da sociedade.
Localiza National
→ Oferecer soluções em transporte, através do aluguel de carros, buscando a excelência.
McDonalds
→ Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.
Petrobrás
→ Assegurar o abastecimento do mercado nacional de petróleo, gás natural e derivados, através das atividades definidas na Lei 2004, de forma rentável e a menores custos para a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do país.
Rede Globo de Televisão
→ Contribuir para o progresso cultural, político, econômico e social do povo brasileiro, através da educação, da informação e do entretenimento.
Como pudemos ver, todas as missões demonstram a importância de seu produto à sociedade. Colocando sua marca/empresa como algo muito mais do que uma produtora de bens ou serviços, colocando-as como uma função que beneficia a sociedade.
A visão, a missão e os valores devem se conversar, um complementando o outro de modo que  dê sentido ao contexto geral. Um ótimo exemplo dessa harmonia é a empresa  BCP – Telecomunicações que traduz todo nosso pensamento:
BCP TELECOMUNICAÇÕES
Nossa visão
Ser a melhor empresa de telecomunicações do Brasil.
Nossa missão
Revolucionar a maneira como pessoas e empresas se comunicam, oferecendo soluções inovadoras em telecomunicações, superando assim as expectativas dos seus clientes, funcionários e acionistas.
NOSSOS VALORES

Compromisso com o cliente
Colocar sempre as necessidades dos clientes em primeiro lugar, atendendo-os rapidamente e com a informação correta.
Credibilidade e transparência
Garantir a credibilidade junto aos seus vários públicos, desenvolvendo relacionamentos caracterizados pela transparência, simplicidade, colaboração e clareza.
Pensamento inovador
Pensar sempre à frente, de forma estratégica e inovadora.
Ética nas atitudes e ações
Seguir elevados padrões éticos em tudo o que fazemos.
Respeito aos funcionários
Tratar todos os funcionários e suas idéias com respeito e dignidade, dando-lhes autonomia e reconhecendo a iniciativa e a realização.
Otimização de recursos
Utilizar todos os recursos disponíveis com discernimento e eficiência, buscando a excelência operacional.
Assumir riscos
Assumir riscos, respeitando os valores e princípios da BCP, para que possamos realizar nossa missão e atingir nossa visão.
Visão, Missão e Valores devem ser disseminados na cultura empresarial, todos os colaboradores devem compactuar com o mesmo pensamento. Durante a formulação desses vetores, é fundamental a participação da representação de todas as camadas operacionais da empresa. Essas participações, além das valiosas contribuições, aumentarão o comprometimento no cumprimento dos vetores, tornando a todos os colaboradores parceiros no negócio.
Referência:
Espíndola, Fábio. Missão, Visão e Valores Disponível em: http://www.via6.com/topico/297294/criar-missao-visao-e-valores. Acessado em: 11.dez.2010

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: