O Conjunto formado pela Missão, Visão e Valores representa a identidade Organizacional.
Visão: É o lado sonhador da empresa, é quando uma organização olha pro futuro e pensa “É isso que eu quero ser”, e a partir desta, a empresa caminha em busca daquilo que foi projetado para os próximos anos. A visão é mutável, é algo concreto a ser alcançado. Ela deve ser inspiradora, clara e concisa, de modo que todos a sintam.
Missão: É o famoso por quê da existência da empresa, é algo não concreto que direciona a organização desde a sua criação até o fim da mesma. É dar significado a existência, a motivação.
Valores: Representam os princípios éticos que determinam as atitudes da empresa. Esses valores devem fazer parte do perfil de todos os profissionais envolvidos. Normalmente, os valores compõem-se de regras morais.
Fonte: Via6 (ESPÍNDOLA, 2009)
O roteiro do planejamento estratégico de um plano de negócio e de marketing da empresa pode ser definido através da Visão e Missão. Ao formular a visão de uma empresa é importante tomar muito cuidado pois, através desta, pessoas físicas e jurídicas podem tirar conclusões erradas sobre sua organização.
É onde se registra os interesses da empresa de forma abrangente. É um sentimento que, assim como os valores, deve ser partilhado por cada participante da organização, para que todos estejam caminhando na mesma direção, em sintonia.
Quando discutimos sobre uma filosofia que a empresa pretende seguir nos próximos anos, estamos falando, basicamente, de suas ambições. A missão deve deixar clara a funcionalidade da empresa diante a sociedade. É como se alguém perguntasse “Qual é a serventia dessa organização?” e a missão respondesse da forma mais clara possível. Com isso, sabemos que: o por quê, com qual finalidade e para quê, são perguntas implícitas que devem ser respondidas na elaboração de uma missão.
Vejamos exemplos de algumas das maiores corporações:
Motorola
→ “Nosso propósito e’ atender de maneira honrosa as necessidades da comunidade fornecendo produtos e serviços de qualidade superior a um preço justo, e fazê-lo de modo a obter um lucro adequado para possibilitar o crescimento da empresa como um todo e, com isso, fornecer oportunidade para que nossos funcionários e acionistas alcancem objetivos pessoais razoáveis”.
Setor Indústria
→ “Satisfazer as necessidades e exceder as expectativas dos nossos clientes em todo o país, fabricando e comercializando produtos inovadores, éticos, ambientalmente responsáveis, desenvolvendo a qualidade de vida no trabalho de nossos funcionários”.
Setor Serviços
→ “Trabalhar de forma estratégica, inovadora e pragmática para fazer com que o universo dos pequenos negócios no Brasil tenha as melhores condições possíveis para uma evolução sustentável, contribuindo para o desenvolvimento do país como um todo”.
BNDES
→ Contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.
Ford
→ Nossa missão é atender às necessidades de transporte de nossos clientes, aprimorando nossos produtos e serviços, prosperando como empresa e proporcionado retorno aos acionistas.
GM
→ Fornecer produtos e serviços de tal qualidade que nossos clientes sintam que receberam mais pelo que pagaram, nossos empregados e parceiros de negócios se beneficiem de nosso êxito e os nossos acionistas tenham maior retorno do seu investimento.
Jornal do Brasil
→ Atuar no setor de telecomunicação, de forma competitiva e rentável, com o compromisso de informar com imparcialidade, garantindo a liberdade de expressão, contribuindo para o desenvolvimento cultural e a melhoria da qualidade de vida da sociedade.
Localiza National
→ Oferecer soluções em transporte, através do aluguel de carros, buscando a excelência.
McDonalds
→ Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.
Petrobrás
→ Assegurar o abastecimento do mercado nacional de petróleo, gás natural e derivados, através das atividades definidas na Lei 2004, de forma rentável e a menores custos para a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do país.
Rede Globo de Televisão
→ Contribuir para o progresso cultural, político, econômico e social do povo brasileiro, através da educação, da informação e do entretenimento.
Como pudemos ver, todas as missões demonstram a importância de seu produto à sociedade. Colocando sua marca/empresa como algo muito mais do que uma produtora de bens ou serviços, colocando-as como uma função que beneficia a sociedade.
A visão, a missão e os valores devem se conversar, um complementando o outro de modo que dê sentido ao contexto geral. Um ótimo exemplo dessa harmonia é a empresa BCP – Telecomunicações que traduz todo nosso pensamento:
BCP TELECOMUNICAÇÕES
Nossa visão
Ser a melhor empresa de telecomunicações do Brasil.
Nossa missão
Revolucionar a maneira como pessoas e empresas se comunicam, oferecendo soluções inovadoras em telecomunicações, superando assim as expectativas dos seus clientes, funcionários e acionistas.
NOSSOS VALORES
Compromisso com o cliente
Colocar sempre as necessidades dos clientes em primeiro lugar, atendendo-os rapidamente e com a informação correta.
Credibilidade e transparência
Garantir a credibilidade junto aos seus vários públicos, desenvolvendo relacionamentos caracterizados pela transparência, simplicidade, colaboração e clareza.
Pensamento inovador
Pensar sempre à frente, de forma estratégica e inovadora.
Ética nas atitudes e ações
Seguir elevados padrões éticos em tudo o que fazemos.
Respeito aos funcionários
Tratar todos os funcionários e suas idéias com respeito e dignidade, dando-lhes autonomia e reconhecendo a iniciativa e a realização.
Otimização de recursos
Utilizar todos os recursos disponíveis com discernimento e eficiência, buscando a excelência operacional.
Assumir riscos
Assumir riscos, respeitando os valores e princípios da BCP, para que possamos realizar nossa missão e atingir nossa visão.
Visão, Missão e Valores devem ser disseminados na cultura empresarial, todos os colaboradores devem compactuar com o mesmo pensamento. Durante a formulação desses vetores, é fundamental a participação da representação de todas as camadas operacionais da empresa. Essas participações, além das valiosas contribuições, aumentarão o comprometimento no cumprimento dos vetores, tornando a todos os colaboradores parceiros no negócio.
Referência:
Espíndola, Fábio. Missão, Visão e Valores Disponível em: http://www.via6.com/topico/297294/criar-missao-visao-e-valores. Acessado em: 11.dez.2010