Saiba quais são os maiores erros na elaboração de um plano de marketing

Saiba quais são os maiores erros na elaboração de um plano de marketing

Todas as empresas, pequenas, médias ou grandes, têm praticamente o mesmo objetivo: aumentar as receitas e melhorar o faturamento. Um dos caminhos para se chegar nessa meta é a realização de um plano de marketing. É neste documento que estão descritos os objetivos da marca, as estratégias para alcançá-los, os prazos de cada etapa e as formas de monitorar os resultados.

Nesse sentido, o plano de marketing pode auxiliar a empresa a expandir seu público-alvo, destacar-se da concorrência, ampliar sua lucratividade e crescer no mercado.

Um bom plano de marketing pode representar o sucesso de um produto ou marca, porém, o empreendedor deve estar atento, pois alguns erros cometidos ao elaborá-lo pode colocar tudo a perder. Veja aqui os maiores erros que você pode cometer na hora de montar o seu plano de marketing.

Definição inexata do público ou mercado-alvo

De acordo com Philip Kotler, uma empresa não consegue fornecer todos os produtos e serviços a todos os clientes de um negócio. É preciso selecionar um público-alvo e trabalhar para atingi-lo. Você deve ir além de oferecer um produto ou serviço, é preciso entender as dores desse consumidor para conseguir agregar valor a sua marca. Ao não entender o seu público, ou não saber exatamente como ele é, o que pensa e o que quer, não adiantará montar uma estratégia de marketing.

Não analisar oportunidades, ameaças, forças e fraquezas

Quem nunca ouviu falar de análise SWAT no marketing? Dentro desta ferramenta existem dois elementos que são controláveis pela empresa: forças e fraquezas. E outros dois que dependem de ações externas: oportunidades e ameaças. Esse estudo é um passo muito importante do plano de marketing e ao ignorá-lo você pode não conseguir alcançar os resultados almejados. Se a empresa não analisar os prováveis cenários à sua volta, dificilmente conseguirá tomar uma decisão.

Objetivos vagos ou mal definidos

A definição dos objetivos é uma das etapas mais importantes do plano de marketing. É através desta etapa que todas as outras são definidas. Segundo Kotler, as metas são a razão de ser da empresa e para onde devem estar concentrados todos os esforços. Ao definir objetivos vagos ou mal avaliados, podem ocorrer erros fatais em toda estratégia de marketing e propósitos da empresa.

Além disso, não basta traçar objetivos se as políticas da empresa não são claramente elaboradas. Políticas claras e exatas auxiliam nas decisões para determinação dos objetivos finais da empresa.

Erros na estratégia de marketing

As estratégias, ou melhor, os caminhos para atingir as metas, são essenciais ao plano de marketing. Por exemplo, não adiantará definir o produto, o posicionamento, o público-alvo e errar no preço por falta de pesquisa e avaliação.

Outro erro é não reconhecer a necessidade e as vantagens da análise dos ciclos de desenvolvimento de produtos e serviços. Os produtos considerados já em declínio devem ser substituídos por produtos mais novos. Essa não é uma decisão fácil, mas existem estudos que podem ajudar em todas essas etapas.

Planos de ação ineficazes

Para cada etapa da estratégia de marketing deverá existir um plano de ação específico para atingir as metas pré-definidas. Ao responder corretamente às perguntas abaixo, o plano de marketing tem seu caminho traçado para não dar errado:

  • O que faremos?
  • Quando faremos?
  • Quem fará?
  • Quanto custará?
  • Qual o resultado teremos?

Não mensurar os resultados

Não adianta elaborar um excelente plano de marketing se ninguém acompanhar os resultados obtidos. Esse acompanhamento deve ser periódico. Dessa forma, será possível realizar eventuais ajustes na execução das estratégias.

Não tratar o marketing com profissionalismo

Para que um plano de marketing tenha sucesso, é preciso que todas as áreas da organização estejam sintonizadas e, o mais importante, que todas as etapas sejam tratadas com o profissionalismo que merecem. O mundo está passando por mudanças cada vez mais velozes e os clientes ficando cada vez mais exigentes. Empresas que não entenderem esse conceito, certamente ficarão para trás.

Precisa de ajuda com o seu plano de marketing? Veja o que podemos fazer por você.

 

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GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

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