Saiba como fazer uma empresa crescer financeira e economicamente?

Saiba como fazer uma empresa crescer financeira e economicamente?

O objetivo de todo gestor ou empreendedor é conduzir seu negócio rumo ao sucesso. Mas para que isso seja é possível, é necessário ter muita clareza com relação aos diferentes aspectos e esferas que podem representar áreas de crescimento para a empresa.

Neste âmbito, dois segmentos que merecem destaque enquanto eficientes produtores e atestados de desenvolvimento organizacional são a gestão financeira e a gestão econômica. Embora os termos possam parecer sinônimos – e por isso sejam frequentemente confundidos –, existem algumas diferenças cruciais entre ambos.

Conhecê-las e compreendê-las é fundamental para que seja possível lançar estratégias eficientes para a evolução do negócio. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue conosco na leitura deste artigo. A seguir, você vai aprender como fazer uma empresa crescer financeira e economicamente!

Diferença entre gestão financeira e econômica

Antes de abordar as estratégias para o avanço da organização nas esferas econômica e financeira, é preciso distingui-las adequadamente.

O que é gestão financeira?

A gestão financeira compreende o registro das transações conforme as entradas e saídas de dinheiro. Por exemplo: se a sua empresa faz a compra de um insumo e parcela em 5 vezes, cada parcela isoladamente será registrada no seu processo de gestão de finanças, e não a fatura como um total.

Neste contexto, o documento que registra o resultado financeiro do seu negócio é a DFC, ou Demonstração de Fluxo de Caixa. É através dela que você poderá constatar o crescimento financeiro.

O que é gestão econômica?

A gestão econômica, por sua vez, representa o valor integral de um lançamento. Vamos voltar ao exemplo anterior: ao comprar uma matéria-prima em prestações, cada parcela impacta seu balanço financeiro, mas o valor total da compra terá repercussões sobre a sua situação econômica.

O documento onde se apresenta o resultado econômico da empresa é o DRE: Demonstrativo de Resultado do Exercício. Uma análise horizontal dos seus últimos DREs permite avaliar o crescimento econômico da sua empresa.

Como fazer sua empresa crescer financeira e economicamente?

Com as diferenças bem delineadas, podemos traçar estratégias para o crescimento econômico e financeiro do seu negócio.

Para crescer financeiramente:

  • Revise seu plano de negócios para alinhar o seu modelo às expectativas ou necessidades de crescimento financeiro, adotando processos que possam reduzir custos recorrentes e ampliar as receitas;
  • Conheça e controle os custos do seu negócio;
  • Aplique metodologias para reduzir a inadimplência;
  • Priorize os prazos de pagamento para evitar multas e juros;
  • Adeque o seu estoque para a demanda, eliminando excessos de ativos;
  • Mantenha seus registros financeiros sempre atualizados;
  • Desenvolva estratégias para aumentar suas vendas;
  • Monitore seus registros financeiros e realize adequações sempre que eles estagnarem ou entrarem em declínio.

Para crescer financeiramente:

  • Busque reduzir a quantidade e o valor de custos parcelados;
  • Invista em controle da depreciação dos seus ativos;
  • Aplique estratégias de geração de valor para solidificar o posicionamento da sua marca e atrair mais negócios;
  • Controle custos de infraestrutura;
  • Aposte em treinamento para a sua equipe;
  • Busque programas de isenção de impostos;
  • Foque no desenvolvimento de produtos e soluções alinhados com as necessidades do seu consumidor.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre como aprimorar a gestão e alavancar o crescimento do seu negócio? Confira nosso blog!

Veja como a Duplo Foco pode te ajudar a resolver problemas relacionados a FINANCEIRO

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: