Saiba como fazer uma empresa crescer financeira e economicamente

Saiba como fazer uma empresa crescer financeira e economicamente

Crescimento Financeiro x Crescimento Econômico

O objetivo de todo gestor ou empreendedor é conduzir seu negócio rumo ao sucesso. Mas para que isso seja é possível, é necessário ter muita clareza com relação aos diferentes aspectos e esferas que podem representar áreas de crescimento para a empresa.

Neste âmbito, dois segmentos que merecem destaque enquanto eficientes produtores e atestados de desenvolvimento organizacional são a gestão financeira e a gestão econômica. Embora os termos possam parecer sinônimos – e por isso sejam frequentemente confundidos –, existem algumas diferenças cruciais entre ambos.

Conhecê-las e compreendê-las é fundamental para que seja possível lançar estratégias eficientes para a evolução do negócio. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue conosco na leitura deste artigo. A seguir, você vai aprender como fazer uma empresa crescer financeira e economicamente!

Diferença entre gestão financeira e econômica

Antes de abordar as estratégias para o avanço da organização nas esferas econômica e financeira, é preciso distingui-las adequadamente.

O que é gestão financeira?

A gestão financeira compreende o registro das transações conforme as entradas e saídas de dinheiro. Por exemplo: se a sua empresa faz a compra de um insumo e parcela em 5 vezes, cada parcela isoladamente será registrada no seu processo de gestão de finanças, e não a fatura como um total.

Neste contexto, o documento que registra o resultado financeiro do seu negócio é a DFC, ou Demonstração de Fluxo de Caixa. É através dela que você poderá constatar o crescimento financeiro.

O que é gestão econômica?

A gestão econômica, por sua vez, representa o valor integral de um lançamento. Vamos voltar ao exemplo anterior: ao comprar uma matéria-prima em prestações, cada parcela impacta seu balanço financeiro, mas o valor total da compra terá repercussões sobre a sua situação econômica.

O documento onde se apresenta o resultado econômico da empresa é o DRE: Demonstrativo de Resultado do Exercício. Uma análise horizontal dos seus últimos DREs permite avaliar o crescimento econômico da sua empresa.

Como fazer sua empresa crescer financeira e economicamente?

Com as diferenças bem delineadas, podemos traçar estratégias para o crescimento econômico e financeiro do seu negócio.

Para crescer economicamente:

  • Revise seu plano de negócios para alinhar o seu modelo às expectativas ou necessidades de crescimento financeiro, adotando processos que possam reduzir custos recorrentes e ampliar as receitas;
  • Conheça e controle os custos do seu negócio;
  • Aplique metodologias para reduzir a inadimplência;
  • Priorize os prazos de pagamento para evitar multas e juros;
  • Adeque o seu estoque para a demanda, eliminando excessos de ativos;
  • Mantenha seus registros financeiros sempre atualizados;
  • Desenvolva estratégias para aumentar suas vendas;
  • Monitore seus registros financeiros e realize adequações sempre que eles estagnarem ou entrarem em declínio.

Para crescer financeiramente:

  • Busque reduzir a quantidade e o valor de custos parcelados;
  • Invista em controle da depreciação dos seus ativos;
  • Aplique estratégias de geração de valor para solidificar o posicionamento da sua marca e atrair mais negócios;
  • Controle custos de infraestrutura;
  • Aposte em treinamento para a sua equipe;
  • Busque programas de isenção de impostos;
  • Foque no desenvolvimento de produtos e soluções alinhados com as necessidades do seu consumidor.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre como aprimorar a gestão e alavancar o crescimento do seu negócio? Confira nosso blog!

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GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

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