Crescimento Financeiro x Crescimento Econômico
O objetivo de todo gestor ou empreendedor é conduzir seu negócio rumo ao sucesso. Mas para que isso seja é possível, é necessário ter muita clareza com relação aos diferentes aspectos e esferas que podem representar áreas de crescimento para a empresa.
Neste âmbito, dois segmentos que merecem destaque enquanto eficientes produtores e atestados de desenvolvimento organizacional são a gestão financeira e a gestão econômica. Embora os termos possam parecer sinônimos – e por isso sejam frequentemente confundidos –, existem algumas diferenças cruciais entre ambos.
Conhecê-las e compreendê-las é fundamental para que seja possível lançar estratégias eficientes para a evolução do negócio. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue conosco na leitura deste artigo. A seguir, você vai aprender como fazer uma empresa crescer financeira e economicamente!
Diferença entre gestão financeira e econômica
Antes de abordar as estratégias para o avanço da organização nas esferas econômica e financeira, é preciso distingui-las adequadamente.
O que é gestão financeira?
A gestão financeira compreende o registro das transações conforme as entradas e saídas de dinheiro. Por exemplo: se a sua empresa faz a compra de um insumo e parcela em 5 vezes, cada parcela isoladamente será registrada no seu processo de gestão de finanças, e não a fatura como um total.
Neste contexto, o documento que registra o resultado financeiro do seu negócio é a DFC, ou Demonstração de Fluxo de Caixa. É através dela que você poderá constatar o crescimento financeiro.
O que é gestão econômica?
A gestão econômica, por sua vez, representa o valor integral de um lançamento. Vamos voltar ao exemplo anterior: ao comprar uma matéria-prima em prestações, cada parcela impacta seu balanço financeiro, mas o valor total da compra terá repercussões sobre a sua situação econômica.
O documento onde se apresenta o resultado econômico da empresa é o DRE: Demonstrativo de Resultado do Exercício. Uma análise horizontal dos seus últimos DREs permite avaliar o crescimento econômico da sua empresa.
Como fazer sua empresa crescer financeira e economicamente?
Com as diferenças bem delineadas, podemos traçar estratégias para o crescimento econômico e financeiro do seu negócio.
Para crescer economicamente:
- Revise seu plano de negócios para alinhar o seu modelo às expectativas ou necessidades de crescimento financeiro, adotando processos que possam reduzir custos recorrentes e ampliar as receitas;
- Conheça e controle os custos do seu negócio;
- Aplique metodologias para reduzir a inadimplência;
- Priorize os prazos de pagamento para evitar multas e juros;
- Adeque o seu estoque para a demanda, eliminando excessos de ativos;
- Mantenha seus registros financeiros sempre atualizados;
- Desenvolva estratégias para aumentar suas vendas;
- Monitore seus registros financeiros e realize adequações sempre que eles estagnarem ou entrarem em declínio.
Para crescer financeiramente:
- Busque reduzir a quantidade e o valor de custos parcelados;
- Invista em controle da depreciação dos seus ativos;
- Aplique estratégias de geração de valor para solidificar o posicionamento da sua marca e atrair mais negócios;
- Controle custos de infraestrutura;
- Aposte em treinamento para a sua equipe;
- Busque programas de isenção de impostos;
- Foque no desenvolvimento de produtos e soluções alinhados com as necessidades do seu consumidor.
Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre como aprimorar a gestão e alavancar o crescimento do seu negócio? Confira nosso blog!