Loading...
12 de julho de 2012

1º Força de Porter – Como é a rivalidade entre os concorrentes? – Parte 2

Como dissemos antes, para que se possa entender a rivalidade entre concorrentes, vamos tratar de cada um dos pontos que a compõe: quem são os concorrentes diretos; como as empresas estão agrupadas; se as marcas já estão consolidadas e quais as vantagens competitivas oferecidas pelos concorrentes.

 

Os concorrentes diretos são aqueles semelhantes ao seu negócio e que disputam os mesmos clientes. Possuem assim o mesmo ramo de negócios e atuação: tem a mesma estrutura profissional, o mesmo público alvo, os mesmos produtos ou serviços. Para tornar mais fácil visualizar isso, tomemos como exemplo o McDonalds e o Bob’s: ambos estão no mesmo nicho (fast food) e buscam o mesmo público. Diferente da Kopenhagen e a Cacau Show, que possuem o mesmo produto mas focam em diferentes públicos, não se tratando portando de uma concorrência direta. Conhecendo assim quem são os concorrentes diretos do sem empreendimento, identifica-se então como se pode ser melhor que eles e investir nesse ponto.

 

Outro fator importante é saber como as empresas estão agrupadas. Isso é fundamental para que se possa negociar com fornecedores por exemplo, caso já haja grandes grupos formados. Assim, é possível que se consiga melhores descontos e condições, que se revertem diretamente à sua empresa e clientes: às vezes é necessário se unir para então poder se destacar.

 

Para se destacar, é também preciso que se entenda como sua marca está no mercado: ela está consolidada? É admirada e respeitada? Não basta que somente se diferencie da concorrência se sua marca não adiciona nada para o consumidor. A concorrência existe justamente para diferenciar as empresas e mostrar quem “se deu bem” ou não. Ter uma marca que mostre segurança ao cliente conta pontos – e muitos – nesse quesito.

 

Uma vez compreendendo seu negócio e como ele está em relação aos demais, finalmente deve-se identificar quais são as vantagens competitivas que os seus concorrentes possuem: custos menores? Localização privilegiada? Fidelização? O que então pode ser feito para bater esse fatores? É quando se identifica os prós e contras não só do seu empreendimento mas dos demais para então melhor se posicionar no mercado.

%d blogueiros gostam disto: