1ª Força de Porter – Como é a rivalidade entre os concorrentes? – Parte 2

1ª Força de Porter – Como é a rivalidade entre os concorrentes? – Parte 2

Como dissemos antes, para que se possa entender a rivalidade entre concorrentes, vamos tratar de cada um dos pontos que a compõe: quem são os concorrentes diretos; como as empresas estão agrupadas; se as marcas já estão consolidadas e quais as vantagens competitivas oferecidas pelos concorrentes.
Os concorrentes diretos são aqueles semelhantes ao seu negócio e que disputam os mesmos clientes. Possuem assim o mesmo ramo de negócios e atuação: tem a mesma estrutura profissional, o mesmo público alvo, os mesmos produtos ou serviços. Para tornar mais fácil visualizar isso, tomemos como exemplo o McDonalds e o Bob’s: ambos estão no mesmo nicho (fast food) e buscam o mesmo público. Diferente da Kopenhagen e a Cacau Show, que possuem o mesmo produto mas focam em diferentes públicos, não se tratando portando de uma concorrência direta. Conhecendo assim quem são os concorrentes diretos do sem empreendimento, identifica-se então como se pode ser melhor que eles e investir nesse ponto.
Outro fator importante é saber como as empresas estão agrupadas. Isso é fundamental para que se possa negociar com fornecedores por exemplo, caso já haja grandes grupos formados. Assim, é possível que se consiga melhores descontos e condições, que se revertem diretamente à sua empresa e clientes: às vezes é necessário se unir para então poder se destacar.
Para se destacar, é também preciso que se entenda como sua marca está no mercado: ela está consolidada? É admirada e respeitada? Não basta que somente se diferencie da concorrência se sua marca não adiciona nada para o consumidor. A concorrência existe justamente para diferenciar as empresas e mostrar quem “se deu bem” ou não. Ter uma marca que mostre segurança ao cliente conta pontos – e muitos – nesse quesito.
Uma vez compreendendo seu negócio e como ele está em relação aos demais, finalmente deve-se identificar quais são as vantagens competitivas que os seus concorrentes possuem: custos menores? Localização privilegiada? Fidelização? O que então pode ser feito para bater esse fatores? É quando se identifica os prós e contras não só do seu empreendimento mas dos demais para então melhor se posicionar no mercado.

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: