Loading...
26 de março de 2014

Responsabilidade Social x Empresas

responsabilidade_social
A responsabilidade social é uma nova ideia incorporada aos negócios afim de manter a empresa em uma posição competitiva. Cada vez mais, as grandes empresas desenvolvem programas sociais e apresentam resultados positivos dos consumidores e também dos colaboradores, que entendem estrategicamente a importância de uma empresa se adequar ao cenário do mercado atual onde os resultados vão além da lucratividade do “agora”.

A responsabilidade social corporativa, de acordo com um estudo do Reputation Instute, tem o peso em torno de 41% na avaliação dos consumidores sobre a reputação de uma empresa. Ou seja, é uma parte significante aos olhos do consumidor, pois este tipo de ação cria sentimentos de aproximação com a sociedade, estabelecendo um laço amigável causando simpatia e a aceitação da organização.

Atualmente, têm sido cada vez mais comum vermos empresas envolvidas em algum plano social, porque, ao longo do tempo foi descoberto que interagir com a sociedade faz com que a organização ganhe credibilidade para seu negócio.

O conceito de responsabilidade social pode ser compreendido de duas maneiras: internamente e externamente. No interno os projetos se comunicam com funcionários da própria organização. Este é visto como uma maneira de fazer com que a empresa fique mais dinâmica. Tem o objetivo de buscar a interação dos profissionais afim de criar um laço afetivo entre a empresa e seus funcionários. O outro se trata do nível externo que são as ações da organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio e o meio em que estão inseridos.

A parte mais significativa das empresas que incorporaram a responsabilidade social em sua essência, optam pelo nível externo, onde trabalham com um público específico, que  dependendo da variação dos serviços oferecidos, mais tarde, através do programa os participantes podem vir a integrar o corpo de funcionário da empresa. Muitas dessas organizações, ao escolher o nível externo, encontram uma maneira de vincular o projeto com as áreas da empresa afim de oferecer cursos e programas que familiarizarem os participantes com a rotina e serviços, os qualificando para um possível e futuro ingresso na organização.

Ao longo do programa é importante despertar o interesse dos participantes voltados para empresa. Desta forma a organização de beneficiaria mutuamente pelos futuros funcionários qualificados de forma adequada por profissionais de confiança da empresa, com novos integrantes já familiarizados com o ambiente e o perfil da organização, além de conquistar a simpatia da comunidade envolvida e dos colaboradores pela responsabilidade exercida.

Encontramos uma lista com as empresas que mais trabalham o lado da responsabilidade social:

1- Microsoft
2- The Walt Disney Company
3- Google
4- BMW
5-Daimler
6- Sony
7- Intel
8- Volkswagen
9- Apple
10- Nestlé

Como podemos ver, as maiores empresas do mundo investem em  responsabilidade social, a explicação é simples: o retorno é muito maior do que se espera. Quando um empresa expõe que se importa com a sociedade, com o futuro dos jovens e, principalmente, diz que precisa deles para compor sua equipe, ela cria uma relação de afeto entre o público e a marca.