Responsabilidade Social x Empresas

Responsabilidade Social x Empresas


A responsabilidade social é uma nova ideia incorporada aos negócios afim de manter a empresa em uma posição competitiva. Cada vez mais, as grandes empresas desenvolvem programas sociais e apresentam resultados positivos dos consumidores e também dos colaboradores, que entendem estrategicamente a importância de uma empresa se adequar ao cenário do mercado atual onde os resultados vão além da lucratividade do “agora”.

A responsabilidade social corporativa, de acordo com um estudo do Reputation Instute, tem o peso em torno de 41% na avaliação dos consumidores sobre a reputação de uma empresa. Ou seja, é uma parte significante aos olhos do consumidor, pois este tipo de ação cria sentimentos de aproximação com a sociedade, estabelecendo um laço amigável causando simpatia e a aceitação da organização.

Atualmente, têm sido cada vez mais comum vermos empresas envolvidas em algum plano social, porque, ao longo do tempo foi descoberto que interagir com a sociedade faz com que a organização ganhe credibilidade para seu negócio.

Conceito

O conceito de responsabilidade social pode ser compreendido de duas maneiras: internamente e externamente. No interno os projetos se comunicam com funcionários da própria organização. Este é visto como uma maneira de fazer com que a empresa fique mais dinâmica. Tem o objetivo de buscar a interação dos profissionais afim de criar um laço afetivo entre a empresa e seus funcionários. O outro se trata do nível externo que são as ações da organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio e o meio em que estão inseridos.

A parte mais significativa das empresas que incorporaram a responsabilidade social em sua essência, optam pelo nível externo, onde trabalham com um público específico, que  dependendo da variação dos serviços oferecidos, mais tarde, através do programa os participantes podem vir a integrar o corpo de funcionário da empresa.

Muitas dessas organizações, ao escolher o nível externo, encontram uma maneira de vincular o projeto com as áreas da empresa afim de oferecer cursos e programas que familiarizarem os participantes com a rotina e serviços, os qualificando para um possível e futuro ingresso na organização.

Ao longo do programa é importante despertar o interesse dos participantes voltados para empresa. Desta forma a organização se beneficiaria mutuamente pelos futuros funcionários qualificados de forma adequada por profissionais de confiança da empresa, com novos integrantes já familiarizados com o ambiente e o perfil da organização, além de conquistar a simpatia da comunidade envolvida e dos colaboradores pela responsabilidade exercida.

Encontramos uma lista com as empresas que mais trabalham o lado da responsabilidade social:

1- Microsoft
2- The Walt Disney Company
3- Google
4- BMW
5-Daimler
6- Sony
7- Intel
8- Volkswagen
9- Apple
10- Nestlé

Como podemos ver, as maiores empresas do mundo investem em  responsabilidade social, a explicação é simples: o retorno é muito maior do que se espera. Quando um empresa expõe que se importa com a sociedade, com o futuro dos jovens e, principalmente, diz que precisa deles para compor sua equipe, ela cria uma relação de afeto entre o público e a marca.

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: