4ª Força de Porter – Como lidar com entrada de novos concorrentes?

4ª Força de Porter – Como lidar com entrada de novos concorrentes?


Quando se está no mercado, uma das possíveis ameaças ao sucesso de seu negócio é a entrada de novos concorrentes. Essa é a quarta força de Porter: a ameaça de novos entrantes.
Se uma nova empresa surge como concorrente, surge, consequentemente uma nova situação no mercado: preços podem ser reduzidos, custos podem aumentar, a clientela se dividir… e tudo isso diminui a lucratividade e produtividade como um todo e para todos. A fatia que era de alguns passa a ser dividida e é necessário se precaver para que isso não atrapalhe seu negócio.
A ameaça de um novo concorrente depende, principalmente, de quais obstáculos ele pode vir a encontrar; ou seja, qual a reação que as empresas já existentes terão. Ela pode então ser alta ou baixa, dependendo de como sua empresa se protegeu desse tipo de ameaça.
Para quem tem um novo empreendimento, ou possui uma empresa de pequeno porte, caso esses não estejam bem estruturados, qualquer um que surgir como concorrente pode leva-los à uma má fase e eventualmente à falência; especialmente, pois podem não saber quem são eles.
Como então se precaver para não perder sua fatia no mercado?

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: