Pricing – Abordagem estratégica – Parte 1

Pricing – Abordagem estratégica – Parte 1

Como dissemos anteriormente, o conceito de pricing é importantíssimo para empresas, no sentido de que deve ser compreendido para que possa então estabelecer estratégias de marketing viáveis para seus produtos e serviços. Dessa maneira, atualmente é preciso que se tenha um grau maior de atenção no momento de tomar decisões relativas à preços, visto que estas não são mais apenas um desejo ou plano mas uma verdadeira necessidade para se sobreviver – e vencer – no mundo dos negócios.
Assim, vemos que alguma práticas – muito comuns, diga-se de passagem – como a imitação de preços dos concorrentes, “markup” (que é o ato de se colocar um valor fixo sobre o custo de aquisição ou produção antes de repassar ao cliente) e a guerra de preços não são muito recomendadas. Isso porque estrategicamente falando não são o melhor tipo de abordagem a ser feito.
Empresas que já enxergaram isso tem passos à frente das demais no sentido de que encontraram alternativas mais viáveis, atuais e interessantes no momento de colocar preço em seus produtos ou serviços. Daí o porque se destacaram mais que quem parou no tempo. Saber gerenciar todos os pontos envolvidos no ato de se precificar algo é a melhor maneira para se atingir resultados interessantes e expressivos nas vendas e nos negócios de uma empresa. Com uma gestão eficiente é possível encontrar uma maneira, uma estratégia mais viável e atual visando lucro e retorno, sendo que um depende do outro.

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GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

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