Como elaborar um plano de marketing – Introdução

Como elaborar um plano de marketing – Introdução

A elaboração de um plano de marketing é a etapa inicial de uma estratégia de crescimento sustentável. Diversos empresários não sabem o que fazer para que o empreendimento alcance o sucesso pretendido. Ações e decisões não devem ser tomadas levando em conta hipóteses, mas sim baseadas em fatos observáveis. Um plano de marketing bem elaborado funciona como um norte que irá guiar a empresa aos seus objetivos.
Diversas questões costumam surgir na mente de um empresário iniciante: como elaborar um plano de marketing sem ter experiência no assunto? Quanto e como investir no marketing da minha empresa? Como medir o retorno sobre o investimento?
Um bom planejamento de marketing é essencial para que as vendas aumentem, tornando o crescimento da empresa sustentável. É justamente para auxiliar o empresário que entra a AIDALA, como uma ferramenta hábil na elaboração do planejamento de marketing. Esta metodologia já leva em consideração todas as limitações de recursos que possam surgir pelo caminho.
AIDALA é uma sigla, que se refere às etapas que devem ser seguidas pelo empreendedor na concepção de seu planejamento de marketing:

Atenção, Interesse, Desejo, Ação, Lealdade e Apóstolo

Cada uma delas tem sua importância dentro da estratégia para que o resultado final seja alcançado: mais vendas e maior faturamento para sua empresa.
Explicaremos em uma série de posts como aplicar essa ferramenta na elaboração de um plano de marketing viável, sem a necessidade de altos investimentos.
Precisa de ajuda na concepção do plano de marketing da sua empresa para alcançar resultados cada vez mais expressivos? Fale conosco.

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GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

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