Loading...
31 de julho de 2018

Plano de cargos e salários: características e benefícios

A sua empresa já possui plano de cargos e salários?

Veja nesse artigo as principais características e benefícios dessa ferramenta estratégica fundamental para a captação e retenção de profissionais qualificados.

O plano de cargos e salários é uma ferramenta estratégica fundamental para uma boa gestão do capital humano de uma empresa.

Por quê?

Bem, por meio desse mecanismo a organização obtém maior sucesso na captação e retenção de profissionais qualificados e comprometidos com a empresa.

Diante disso, não dá para abrir mão dessa ferramenta, não é mesmo? Pensando nisso, preparamos esse artigo com explicações sobre as principais características e benefícios de um plano de cargos e salários consistente e bem elaborado. Pronto para descobrir? Então prossiga a leitura e saiba mais!

O que é um plano de cargos e salários?

O plano de cargos e salários é um guia com descrições a respeito de cargos e suas funções, responsabilidades, peculiaridades, bem como requisitos para contratação, remunerações, dentre outras informações.

Essa estratégia organizacional é estruturada a partir de levantamentos de atribuições, pesquisas salariais e posterior enquadramento dos cargos e salários de acordo com a realidade da empresa e as leis trabalhistas.

Essa ferramenta tem como objetivos:

  • garantir a igualdade de direitos e deveres entre os funcionários;
  • criar um ambiente motivador, onde os colaboradores tenham clareza de suas perspectivas de crescimento;
  • equilibrar os salários pagos com as práticas salariais do segmento de atuação da corporação.

 

Benefícios: Maior autoconhecimento do seu negócio

Durante a implementação do plano de cargos e salários a empresa precisa realizar estudos que incluem análises sobre a cultura organizacional, estratégias de negócio em andamento e possibilidades de mercado. Desse modo, a empresa passa a ter mais conhecimento de si mesma, qual é o seu posicionamento de mercado, quais estratégias têm dado certo e o que precisa ser melhorado.

Definição assertiva de responsabilidades

Ao classificar cargos e salários de acordo com as atividades e funções, a estrutura organizacional da empresa é fortalecida e torna-se mais fácil que o gestor faça um maior aproveitamento das habilidades e aptidões dos colaboradores.

Relação de transparência

Ao definir todas as etapas que o colaborador precisa percorrer para ascender profissionalmente dentro da empresa, os gestores passam a ter critérios objetivos a seguir na hora de decidir a respeito de promoções. Isso gera uma relação de transparência entre a corporação e seus funcionários.

Aumento da produtividade

Ter clareza a respeito do seu papel na organização faz o colaborador compreender melhor os processos e atividades que desenvolve. Consequentemente, o desempenho das operações passa a ser mais fluido e há também um maior engajamento por parte dos colaboradores, que passam a enxergar perspectivas reais de crescimento.

Maior comprometimento e satisfação

Por meio do plano de cargos e salários torna-se possível identificar as pretensões dos funcionários e alinhar essa ferramenta às aspirações dos profissionais.

Mais do que benefícios tais como assistência médica e vale-alimentação, oferecer possibilidades de crescimento é fundamental para manter os funcionários satisfeitos e comprometidos com a empresa.

Ou seja, ao implementar o plano de cargos e salários tenha em vista todos esses aspectos e busque elaborar uma política justa, eficiente e que contribua para o desenvolvimento profissional e aumento da performance dos colaboradores.

Esse post foi útil para você? Compartilhe conosco a sua opinião nos comentários. Até a próxima!

%d blogueiros gostam disto: