Loading...
31 de julho de 2018

Plano de cargos e salários: características e benefícios

Plano de cargos

O plano de cargos e salários é uma ferramenta estratégica fundamental para uma boa gestão do capital humano de uma empresa.

Antes de tudo, saiba que por meio desse mecanismo, a organização obtém maior sucesso no aproveitamento de profissionais comprometidos com a empresa.

Veja neste artigo as principais características e benefícios do recurso para a captação e retenção de profissionais qualificados.

O que é um plano de cargos e salários?

Em primeiro lugar, o plano de cargos e salários é um guia com descrições a respeito de cargos e suas funções, responsabilidades e peculiaridades. Não apenas requisitos para contratação,  mas também remunerações, dentre outras informações estão na lista.

Essa estratégia organizacional é, assim, estruturada a partir do levantamento de atribuições, pesquisas salariais e enquadramento dos cargos e salários. Tudo feito, acima de tudo, de acordo com a realidade da empresa.

O PCS tem como objetivos:

  • garantir a igualdade de direitos e deveres entre os funcionários;
  • criar um ambiente motivador, onde os colaboradores tenham clareza de suas perspectivas de crescimento;
  • além disso, equilibrar os salários pagos com as práticas salariais do segmento de atuação da corporação.

Benefícios do PCS

Maior autoconhecimento do seu negócio

Durante a implementação do plano de cargos e salários a empresa precisa realizar estudos que incluam, primordialmente, análises sobre a cultura organizacional e estratégias de negócio.

Desse modo, a empresa passa a ter mais conhecimento sobre si mesma, seu posicionamento de mercado, quais estratégias têm dado certo e o que precisa ser otimizado.

Definição assertiva de responsabilidades

Ao classificar cargos e salários de acordo com as atividades e funções, a estrutura organizacional é fortalecida. Torna-se, dessa forma, mais fácil para o gestor obter um maior aproveitamento das habilidades e aptidões dos colaboradores.

Relação de transparência

Ao definir todas as etapas que o colaborador precisa percorrer para ascender profissionalmente dentro da empresa, os gestores passam a ter critérios objetivos na hora de promoções. Isso gera uma relação de transparência entre a corporação e seus funcionários.

Aumento da produtividade

Ter clareza a respeito do seu papel na organização faz o colaborador compreender melhor os processos que desenvolve. Consequentemente, o desempenho das operações passa a ser mais fluido. Nota-se, ainda, um maior engajamento por parte de cada um, já que passam a enxergar perspectivas reais de crescimento.

Maior comprometimento e satisfação

Por meio do plano de cargos e salários torna-se possível identificar as pretensões dos colaboradores, a fim de alinhar essa ferramenta às aspirações dos profissionais.

Mais do que benefícios, oferecer possibilidades de crescimento é fundamental, principalmente, para manter a equipe comprometida com a empresa.

Sendo assim, ao implementar o plano de cargos e salários, tenha em vista todos esses aspectos. Busque, em primeiro lugar, elaborar uma política justa, eficiente e que contribua para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores.

Precisando de ajuda para implementar um plano de cargos e salários em sua empresa? Conte Conosco