Planejamento Estratégico para MPE

Planejamento Estratégico para MPE

planejamento estrategico


Assim como os procedimentos adotados para uma boa consultoria para MPE são diferenciados das grandes empresas. O mesmo ocorre quando falamos em planejamento estratégico. Vamos saber mais?

As funções dentro do planejamento estratégico

É importante observar diversas particularidades da empresa de pequeno porte. Geralmente, seu proprietário acumula funções, o que pode gerar uma deficiente gestão de tempo, a utilização de soluções de improviso, para apagar incêndios somente.
Esses aspectos passam, então, a ser um obstáculo no planejamento estratégico. Isso por que ele demanda estudos, justamente, para que sejam encontradas soluções eficientes a longo prazo.
Ademais, o fato de o proprietário ser o centralizador de todas as funções, pode acabar por prejudicar uma visão mais ampla tanto do negócio.

Defina um limite no seu negócio

Outros possíveis obstáculos podem prejudicar um bom planejamento estratégico. São eles:

  • mais pessoalidade que profissionalismo
  • decisões tomadas de maneira emocional
  • estrutura organizacional reduzida

Relacionamento com uma consultoria

Assim, alguns passos passaram a ser adotados para empresas desse porte, buscando estabelecer um relacionamento mais estreito entre a empresa e a consultoria.
Apresenta-se o que é o planejamento estratégico, como ele se estrutura, quais as vantagens e desvantagens para o negócio; tudo isso dentro de seus valores, missão e estrutura.
Uma vez todos os pontos fundamentais levantados por parte do consultor, uma estratégia é traçada junto ao proprietário, para que as ações possam sem implantadas.
Vale dizer que esse ponto é importantíssimo, e que deve ser muito bem estruturado, pois geralmente é onde o planejamento costuma falhar em MPEs, justamente por seus gestores não estarem habituados com o conceito e necessidade de um pensamento estratégico.
É necessário um consultor que entenda a real necessidade da MPE e que também seja hábil a explicar e explicitar o que é esse pensamento estratégico para que então o planejamento possa funcionar.
Como está o seu planejamento estratégico? Se precisar de ajuda, já sabe, fale conosco.

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: