O Planejamento Comercial, primeiramente, é baseado em duas vertentes: o objetivo que se deseja alcançar e o tempo (prazo) para a realização desse objetivo.
Assim, esse tipo de planejamento não possui uma estratégia pronta: é desenvolvido de acordo com as necessidades de cada empresa. Entretanto, para desenvolver a metodologia que mais se adequa à organização é necessário que se tenha um plano base. Tenha em mente, por exemplo, o que avaliar, para que, a partir desta informação, os consultores consigam elaborar o planejamento necessário.
Os processos do Planejamento Comercial
O Planejamento Comercial envolve diversos processos que são divididos em dois aspectos: a visão interna e a visão externa.
Na visão interna é importante avaliar o estado que a empresa se encontra. Isto é, a formação de equipe, seu treinamento, a adequação de praças, os critérios de desempenho e as reuniões de venda.
A visão externa relaciona a empresa ao contexto do mercado ao qual ela pertence. São avaliados o potencial do mercado, os concorrentes e os PDV’s (pontos de venda).
Essas análises são fundamentais para que os envolvidos consigam perceber se o objetivo idealizado é possível, assim como o tempo determinado.
Para a realização de um Planejamento Comercial é necessário fornecer informações internas da empresa. Assim, é importante que se contrate uma empresa de confiança.
Conte com a Duplo Foco para garantir um eficaz e realista plano comercial para sua empresa. Dessa forma você amplia o posicionamento no mercado e anulando concorrência.