Pesquisa da Concorrência – Qual a Importância Para seu Negócio?

Pesquisa da Concorrência – Qual a Importância Para seu Negócio?

Ao se realizar uma pesquisa de mercado, um dos itens abordados é a pesquisa de concorrência. Mas, até que ponto ela é realmente necessária para sua empresa?
Uma pesquisa de concorrência é uma ferramenta hábil para avaliar como seus concorrentes trabalham, quais diferenciais oferecem e como isso impacta no seu negócio. Também são levantados os pontos relevantes como preço, prazos, atendimento, serviços e produtos ofertados, confrontando com sua empresa e estabelecendo uma relação empreendimento vs. concorrência.
Com esse estudo, é possível que sua empresa identifique os pontos que funcionam e quais devem ser melhorados para que se supere no mercado. É uma ferramenta hábil a identificar os possíveis erros e falhas que sua empresa pode estar cometendo, corrigindo-os e tornando sua administração mais simples e eficiente.
Ao entender não apenas sua empresa mas como ela está inserida no mercado, é possível que se desenvolva de maneira mais competitiva com os concorrentes e se destaque, jogando justamente no erro alheio, mostrando assim para os clientes que possui um diferencial relevante.
Vemos então que embora muitos desconheçam essa ferramenta e acabem por não a utilizar, é um ponto importantíssimo e que deve sim ser levado em consideração para alavancar seu empreendimento, especialmente se ele estiver em fase de planejamento de marketing ou tiver perdido mercado para a concorrência. Simples e eficiente para o sucesso de sua empresa.

Compartilhe isso:

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

Precisa de ajuda?
Olá.
Podemos te ajudar fornecendo informações sobre algum serviço?