O que é a gestão de fornecedores?

O que é a gestão de fornecedores?

: Com a gestão de fornecedores, diversas vantagens podem ser garantidas nos processos logísticos da sua empresa. Saiba como fazer uma boa gestão em nosso artigo.

Para garantir um estoque de qualidade na sua empresa, diversos fatores são cruciais para que o processo funcione corretamente, entre eles a gestão de fornecedores.

Porém, você sabe o que é a gestão de fornecedores e como ela funciona? Ter essa gestão pode ser a solução para a melhoria nas suas cadeias de suprimentos.

O que é a gestão de fornecedores?

Os fornecedores são os responsáveis por fornecer insumos para a sua empresa, e a gestão de fornecedores diz respeito ao processo de monitoramento e coordenação das atividades que envolvem compras na sua empresa, estando ciente de tarefas como a seleção dos mesmos, acompanhamento dos inventários e desenvolvimento da política de compra.

Com a gestão de fornecedores, o objetivo é alcançar uma redução de custos com estoque e outras metas como administrar de melhor forma os insumos e mercadorias, traçar estratégias para buscar preços competitivos, maior valor agregado e confiança nas entregas.

Dicas de como fazer

Para uma boa gestão de fornecedores, diversos passos devem ser seguidos para que se possa aproveitar das vantagens de uma boa gestão. Veja algumas ótimas dicas abaixo:

  • Conheça suas metas e objetivos

Para qualquer tipo de planejamento e gestão, é preciso que se tenha em mente quais são as metas e objetivos da empresa, esses que precisam ser realistas e de acordo com a realidade do negócio.

A partir disso, se torna possível criar um plano de ação para elaborar as metas específicas relacionadas a gestão de fornecedores.

Para auxiliar nas suas metas, ter uma boa diversidade de fornecedores poderá ajudar, já que você poderá desfrutar de benefícios extras e vantagens que alguns fornecedores podem oferecer mais do que outros.

  • Tenha um bom relacionamento

É preciso compreender que você trabalhará de forma contínua com o seu fornecedor, por conta disso é extremamente importante possuir um bom relacionamento com ele, garantindo vantagens em um acordo que seja benéfico para ambas as partes.

Dessa forma se permite alcançar melhores resultados e satisfazer mais os clientes, sendo um ponto extremamente vantajoso em relação aos concorrentes.

  • Saiba negociar com os fornecedores

É preciso saber negociar com seus fornecedores para extrair as melhores vantagens para uma boa gestão de fornecedores, e não estamos falando apenas de menores preços. Negocie as condições de pagamento, serviços agregados, bonificações por quantidade de produtos e outros benefícios para formar uma parceria vantajosa.

  • Faça uma comparação das propostas

Não pense apenas em um fornecedor, após solicitar os orçamentos, compare os preços entre cada um, levando em conta também fatores como a capacidade de cada fornecedor de atender as necessidades da sua empresa.

Conclusão

Os fornecedores são uma peça importante e crucial para o funcionamento dos processos da sua empresa, por isso, com uma boa gestão de fornecedores se permite evitar erros e imprevistos que prejudiquem ambas as partes e afetem um relacionamento que pode ser vantajoso para os dois.

Deseja implementar a gestão de fornecedores e solucionar outras dores que a sua empresa possui?

Com a Duplo Foco isso é totalmente possível, servimos uma consultoria especializada em solucionar problemas e agilizar processos, melhorando ainda mais a qualidade do seu negócio. Visite o nosso site e saiba mais.

Veja como a Duplo Foco pode te ajudar a resolver problemas relacionados a PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: