O processo de negociação.

O processo de negociação.

Existem coisas que, todas as empresas, independente do porte ou do tempo de mercado possuem em comum: O processo de negociação.
Dificilmente uma organização consegue entrar no mercado sem que precise passar por uma reunião onde há um nível alto de tensão que se reflete em propostas e objeções.
Para isso, os profissionais que são selecionados para fazer esse tipo de serviço, além de possuir desenvoltura, facilidade e conhecimento sobre assunto, devem também ter consciência que em uma reunião de negociação existem etapas que se fazem necessárias para chegar ao acordo final.
Essas etapas seriam:
1 – A Pré Negociação.
Antes de se dar inicio a qualquer tipo de reunião é necessário que os profissionais envolvidos tenham total conhecimento e clareza daquilo que está será posto em questão. Além disso, para o melhor desenvolver do processo, ambas as empresas devem ter a “curiosidade” de conhecer a situação em que a outra se encontra no mercado e no momento histórico. Com estas informações torna-se mais fácil argumentar a favor de sua proposta se baseando na situação da outra companhia.
A fim de não perder o foco durante a negociação é necessário ter um objetivo claro e de fácil esclarecimento. Novamente, o representante da empresa deve obter total ciência do assunto em questão.
3- Relacionando as vantagens com as necessidades do cliente.
No segundo momento é importante que o representante da empresa apresente a ideia de maneira clara e objetiva. Em seguida devem-se associar as vantagens oferecidas com a necessidade do cliente para que assim a ideia central consiga penetrar no interesse da organização.
4- Preparação para as objeções.
Quando a apresentação da proposta já estiver concluída, o cliente terá suas objeções sobre a mesma.
Neste momento é importante que o representante seja um bom ouvinte e compreenda as necessidades apresentada, e adapte a proposta, na medida do possível, para atendê-las sem ferir a essência da ideia central. Com isso, é importante ter alternativas pré-definidas antes de ser dar o inicio ao processo de negociação.
6- Fechando a negociação.
No encerramento da reunião é importante destacar os principais pontos que foram decididos, para que não haja um futuro desentendimento a respeito do mesmo assunto.
7- Pós negociação.
O momento Pós Negociação serve para manter o contato, pois com um bom relacionamento há dois tipos de destinos que podem ser tomados: A fidelização do cliente ou a formação de uma grande parceria.
É válido lembrar que todo cliente pode ser um Prospect parceiro.

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: